sexta-feira, 31 de julho de 2020

Você sabe o que é o PIX?


Olá pessoal,

 

  Vocês já estão sabendo do PIX? “PIX?”. Sim, PIX. PIX é a marca única criada pelo Banco Central para definir o novo modelo de pagamentos instantâneos onde serão realizadas transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível de forma ininterrupta. Ainda está sem entender? Eu sei que é um pouco complicado, mas para entender melhor (leia essa página do BACEN).

  Resumindo, as transferências do tipo TED e DOC, onde o usuário precisa inserir diversos dados, pagar uma tarifa e ainda aguardar um tempo para processar a transação, deixarão de existir. Não é uma boa notícia? Os custos com intermediadores de um modo geral irão diminuir sensivelmente, incluindo as empresas de maquininhas de cartão, como Cielo, Rede, Stone, Pagseguro e várias outras. Sendo assim, os lojistas não precisarão aguardar um mês para receber os recursos, pois eles serão disponibilizados imediatamente. Para iniciar o pagamento basta usar uma lista de contatos do celular ou um QR CODE.   


  Esse modelo de pagamentos instantâneos tem previsão para começar em novembro deste ano. Se esse modelo der “liga” aqui no Brasil, será muito bom para o nosso ecossistema financeiro, pois os brasileiros tenderão a usar menos cédulas, que são custosas para fabricar (lembram-se do lobo-guará?), tendem a diminuir o custo do meio de pagamento (intermediador) e estimulam a entrada de fintechs no mercado. É uma alternativa “ganha-ganha” para ambas as partes, o pagador e o recebedor. Talvez assim os bancos oligopolistas diminuam um pouco a “parasitagem” dos recursos dos cidadãos brasileiros e facilitem um pouco mais a nossa vida!

      

 

 Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário