domingo, 2 de agosto de 2020

Afinal, vale a pena financiar a casa própria?


Olá pessoal,

 

  A casa própria sempre foi o sonho da maioria esmagadora dos brasileiros, não é verdade? É um sonho que foi incorporado à nossa cultura, mas que infelizmente ao longo de décadas tem sido explorado pelas instituições financeiras e pelo mercado imobiliário para parasitar as finanças daqueles que, em sua grande maioria, padecem de uma falta de educação financeira. Vou explicar o meu raciocínio.  

  Primeiramente, o leitor deve compreender que investir na casa própria é o maior investimento que ele irá fazer na sua vida, pois o valor de um imóvel é muito alto. E quando ele financia esse imóvel, o valor tende a ser mais alto ainda e compromete (“empoça”) boa parte da renda durante décadas. O leitor deve concordar comigo que em décadas muita coisa pode acontecer com ele, como mudar de cidade, ficar desempregado, ficar doente e vários outros fatores que podem impactar fortemente o financiamento do imóvel. Talvez não seja interessante antecipar esse sonho, mas sim se planejar financeiramente aplicando uma parte da poupança em um investimento conservador que o permita adquirir a casa própria com recursos próprios em poucas décadas, e o melhor, de uma forma segura e tranquila.    

  O leitor também deve entender que, historicamente, os juros praticados pelos bancos brasileiros beiraram a agiotagem, incluindo os juros do financiamento imobiliário. Se você acha que isso é irrelevante, fique sabendo que o Brasil tem o 2º maior spread bancário do mundo (fonte). Esse detalhe fez muita diferença para os brasileiros que financiaram imóveis no passado. Porém, no momento atual, estamos vendo um movimento por parte do Banco Central e dos bancos tradicionais para baixar os juros a patamares historicamente mínimos, se aproximando dos juros praticados por outros países. Prova disso é o número de pedidos de portabilidade de crédito registrados de janeiro a abril de 2020 no país, mais de 10 mil (fonte). Portanto, as condições para o financiamento melhoraram, mas o leitor, mesmo assim, deve levar em consideração todos os fatores antes de tomar uma decisão tão importante.

  Vejam bem, não é a minha intenção aqui convencê-los a não financiar a casa própria em nenhuma hipótese. Quem já analisou todas as variáveis e tem esse sonho, vá em frente. Porém, se você ainda não tem certeza quanto ao seu futuro profissional ou até mesmo à sua saúde ou à sua relação conjugal, pense mais um pouco antes de dar esse grande passo na sua vida que pode comprometer uma parte da sua renda durante décadas. Quem sabe poupando e aplicando o valor que você dispenderia todo mês com o financiamento, você não teria no futuro o valor total necessário para comprar o seu imóvel dos sonhos, mas agora já com uma estabilidade financeira, uma maturidade e uma educação financeira maiores? Hum? Não seria melhor?

      

 

 Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário