sábado, 13 de janeiro de 2024

Em time que está ganhando não se mexe!

 






  Olá pessoal, meu nome é Pedro Pinheiro, sou Educador Financeiro e Co-fundador do Pague-se Primeiro e hoje eu gostaria de falar para você sobre uma estratégia que sempre funciona nos investimentos e nos remete a um mandamento no futebol bem famoso “em time que está ganhando não se mexe”. Mas para aqueles que não acompanham ou nunca acompanharam futebol, o que significa esse mandamento que tem tanto a ver com os investimentos? Vou explicar.

  Na história do futebol, sempre existiram aqueles times que deram super certo por muitos anos e ficaram marcados na história do futebol. Temos como exemplos: o time do Santos de Pelé na década de 60, multicampeão paulista, brasileiro e mundial; o time do São Paulo do técnico Telê Santana, bi-campeão da Libertadores da América e Mundial de Clubes em 1992 e 1993; mais recentemente tivemos o time do Real Madri de Cristiano Ronaldo na década passada, multicampeão da Champions League e Mundial de Clubes; entre outros times que fizeram história dentro e fora do Brasil. Os treinadores desses times buscavam mexer o mínimo possível no esquema de jogo, mantendo as mesmas “peças” cujas qualidades favoreciam esse esquema. Determinados times possuíam um esquema de jogo defensivo e pragmático que funcionava. Outros possuíam um esquema de jogo ofensivo e eficaz. E assim sucessivamente. E cada treinador montava o seu esquema de jogo de acordo com as peças que possuía e o seu perfil de treinador. Tinha treinador que gostava de adotar um estilo de jogo mais defensivo, comumente chamado de “retranqueiro” no meio futebolístico. Mas que funcionava! E tinha treinador que gostava de adotar um estilo mais ofensivo, colocando o time pra jogar de forma avançada, “pra frente”, como dizem.  

  A mesma coisa se aplica ao mundo dos investimentos. Em carteira de investimentos que “está ganhando”, não se mexe! A primeira coisa que você deve observar é o seu perfil investidor. Você é conservador? Ou fazendo um trocadilho, você é um investidor “retranqueiro”? Ótimo! Então monte o seu “time” de forma defensiva, sem se expor muito a riscos. Você é arrojado ou “ofensivo”? Ok, então monte o seu “time” de forma ofensiva, calculando os riscos para não se expor demais “aos contra-ataques do time adversário” e “manter o domínio da bola no pé durante o máximo de tempo possível para ter mais chances de fazer gol e ganhar o jogo”. A segunda coisa que você deve observar são os “jogadores ou as peças disponíveis no mercado da bola”. Existem boas opções de ativos dentro do país que se encaixam no seu perfil? Você é “retranqueiro”? Se sim, então deve pesquisar boas opções dentro da renda fixa nacional! Quais são as garantias contra calote que os títulos de renda fixa me dão? Os títulos públicos possuem a garantia do Tesouro Nacional? Os títulos privados emitidos pelos bancos e pelas empresas possuem uma boa garantia? Sim? Não? Esses títulos de renda fixa estão pagando uma boa taxa de juros? Esses são os questionamentos que você deve fazer. Já se você for “ofensivo”, você deve pesquisar as opções de renda variável no país, como empresas, fundos imobiliários, fundos de índices (ETF) e fundos multimercados. Dependendo do seu nível de conhecimento, você também pode e deve investir fora do país para aumentar a diversificação da sua carteira de investimentos, e para isso você pode investir tanto localmente como lá nos EUA (na fonte!).

  Enfim, existem diversas opções para você “montar o seu time”. Porém, saiba que o seu time, por melhor que ele seja, vai perder algumas partidas, o que é normal! Ganha competição quem se mantem vivo nela até o fim. Você deve se manter vivo nos investimentos pelo máximo de tempo possível, décadas se possível! E aqui nos investimentos, diferente do futebol onde o seu time se torna multicampeão e faz história, você corre o risco de se tornar rico de verdade e por gerações!

  Seja Independente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário