sexta-feira, 3 de julho de 2020

Por que investir em ativos internacionais é tão importante para o brasileiro?




Olá pessoal,

  Neste artigo de hoje eu irei falar (mais uma vez) sobre a importância de diversificar geograficamente. Eu sei que já falei sobre isso em vários artigos aqui no blog, são tantos que até peço encarecidamente ao leitor para pesquisar. Mas hoje irei escrever em tom de desabafo. Explico!
  Quando eu comecei a investir por conta própria, eu já percebia a importância desse tipo de diversificação. Mas ainda não compreendia a fundo o quão importante é para nós brasileiros. Achava, ingenuamente, que após tantos escândalos de corrupção, tantos “voos de galinha”, tantas crises econômicas, e tantos outros sofrimentos, o nosso país como sociedade iria amadurecer, voltar a produzir e começar a fincar as bases de sustentação de um desenvolvimento socioeconômico que nos proporcionasse um futuro mais justo e próspero. Ledo engano! Desde o ano passado eu venho captando os “sinais” de esfalecimento moral, intelectual e econômico da nossa sociedade, corroborando aquele velho ditado de que “O Brasil não é para amadores”. Eu consigo captar nas minhas leituras diárias, na minha atividade profissional, nas conversas entre familiares e amigos, nas atitudes alheias, enfim, de várias formas. O meu ceticismo só fez aumentar a cada dia.         
  Como eu achava que as coisas iriam mudar de uma forma mais acelerada do que o de costume no nosso país, eu resolvi alocar uma parte da minha carteira no ETF IVVB11. Mas após as minhas constatações e o agravamento da crise fiscal decorrente da pandemia, eu compreendi que o IVVB11 não será suficiente para uma boa diversificação geográfica, pois os recursos alocados nele são custodiados no Brasil, possui uma taxa de administração mais alta do que os seus pares nos EUA e não distribui dividendos aos cotistas. Além da desvantagem fiscal de recolher 15% de imposto de renda na venda de cotas com ganho de capital, independente do valor. Portanto, eu resolvi abrir uma conta numa corretora norte-americana chamada Avenue Securities, fundada por brasileiros e com capital social aberto na NASDAQ. É uma corretora já instalada há alguns anos na terra do Tio Sam e que a cada dia aumenta a sua captação de clientes brasileiros, inclusive investidores famosos. Investir diretamente nos EUA abre um leque de opções a nível mundial que o investidor brasileiro não consegue ter aqui.

Abertura de capital da Avenue na Nasdaq

  Mas eu não tomei essa decisão apenas para diversificar a parte “internacional” da minha carteira. Vai muito além disso. Primeiramente, ter investimentos lastreados em dólar é quase como um seguro para a carteira, cumprindo a função de hedge cambial. E você também pode formar o seu patrimônio de uma forma menos onerosa, pejotizando os recursos investidos através de uma empresa offshore (para saber mais clique aqui). Esses dois fatores já são mais do que suficientes para encorajar qualquer investidor que esteja insatisfeito com o nosso país a tomar uma decisão como essa. Sem dúvida nenhuma é uma forma de proteção eficaz contra surtos hiperinflacionários e rupturas político-econômicas em nosso país.    
  Mas é importante ressalvar que essa mudança geográfica dos investimentos deve ser feita com cautela e de forma gradativa. Quem tem IVVB11, assim como eu, sugiro manter. Caso dê alguma “zebra” na Avenue e você precise transferir a custódia dos investimentos norte-americanos para outra corretora lá, os recursos investidos no IVVB11 continuarão diversificando geograficamente a sua carteira enquanto a transferência vai sendo processada. Beleza?


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário