sábado, 18 de julho de 2020

Como eu controlo a alocação de ativos da minha carteira?




Olá pessoal,

  Hoje eu vou mostrar para vocês como eu controlo a alocação de ativos da minha carteira. É algo simples que qualquer investidor pode fazer. Existem aplicativos pagos que fazem esse trabalho automaticamente para você. Eu prefiro fazer pela planilha de Excel de forma gratuita. Vou mostrar para vocês.                   
  A primeira e mais importante tarefa é você definir a sua política de investimentos de forma documentada, independente de ser em meio digital ou escrito numa agenda. De acordo com o seu perfil de risco e os seus objetivos, você irá definir o percentual de alocação para cada classe de ativos. Por exemplo, quem tem o perfil conservador e investe para se aposentar pode definir uma alocação de 75% para renda fixa, 15% para fundos imobiliários e 10% para ações. Já quem tem o perfil arrojado e investe para se tornar independente num prazo de 20 anos pode definir uma alocação de 25% para renda fixa, 35% para fundos imobiliários, 20% para ações nacionais e 20% para ativos internacionais (stocks, reits e treasures). Lembrando que esses exemplos não são recomendações de carteiras de investimentos. Se você não se sente confortável para definir a sua política de investimentos, recomendo contratar um consultor de investimentos ou um planejador financeiro, dependendo dos seus objetivos.              
  Após definir a sua política você irá separar as classes de ativos e somar a quantidade de papéis de cada ativo dessa classe (as suas posições em cada ativo). Assim você poderá ter uma ideia do peso de cada ativo em relação ao total da classe. Após isso você irá somar os valores atuais de todos os ativos que compõe cada classe e depois somar os somatórios de cada classe. Para saber quanto você tem de patrimônio você também pode incluir a sua reserva de emergência nessa soma. Após isso, você formata um gráfico de pizza calculando o percentual que cada classe está representando na sua carteira para que você possa ajustar os percentuais de acordo com a política definida por você. Segue abaixo uma simples representação:


  Isso é apenas um esboço, por favor não tomar como parâmetro. É apenas para vocês terem uma ideia antes de iniciar a formatação da planilha. Com o tempo vocês podem ir aprimorando, tornando-a mais analítica. É muito importante gastar um tempo para criar ferramentas de controle da sua carteira, pois apenas assim você conseguirá ajustá-la de acordo com os seus objetivos. Nunca se esqueçam de que é o olho do dono que engorda o boi!


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário