sábado, 11 de julho de 2020

Quais são os profissionais do mercado financeiro?


Olá pessoal,

  Muitos que estão começando a investir, independente de ser por conta própria ou por delegação a um profissional, estão se deparando com uma diversidade grande de profissionais do mercado financeiro no seu dia-a-dia e acham que todos exercem a mesma função. Mas não é bem assim. Vou explicar neste artigo quais são os profissionais que atuam no mercado e as funções que cada um deles exerce.
  O agente autônomo de investimentos (AAI) - mais conhecido como assessor de investimentos - é aquele profissional, sob a responsabilidade e como preposto de instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários (corretora e/ou distribuidora), que exerce as funções de: prospecção e captação de clientes; recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação; e prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela corretora e/ou distribuidora pela qual tenha sido contratado. É muito importante ressaltar que esse tipo de profissional não pode recomendar investimentos aos seus clientes, função essa exercida por outro tipo de profissional como veremos mais a frente.



  O consultor de valores mobiliários é aquele profissional que presta serviços de orientação, recomendação e aconselhamento sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente. No entanto, o consultor, as instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários e seus clientes em comum podem estabelecer canais de comunicação e ferramentas que permitam executar as orientações e recomendações com maior agilidade e segurança.
  O analista de valores mobiliários é aquele profissional que elabora relatórios de análise destinados à publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, que possam auxiliar ou influenciar investidores no processo de tomada de decisão de investimento. O foco de atuação desse profissional é a empresa ou o ativo específico que se está analisando, e não o cliente.
  O administrador de carteira é aquele profissional responsável por fazer a gestão profissional do capital de um investidor. Ele tem liberdade para comprar e vender ativos, formando a carteira de investimentos de quem contratou o serviço.
  O planejador financeiro ou financial planner é aquele profissional responsável por cuidar de recursos pessoais de seus clientes. Ele tem o entendimento necessário para gerenciar valores, bem como sugerir decisões para alcançar os objetivos financeiros. Ele assume um papel de administrador de recursos e de conselheiro financeiro.


  Existem outros tipos de profissionais, mas esses são os principais no meu entendimento. Percebam que alguns têm funções similares, porém cada um tem as suas peculiaridades e as suas normas. Uns são mais valorizados do que outros, porém possuem um nível de exigência (e uma taxa) muito maior nos exames necessários para tirar a habilitação. Todos eles são fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia do sistema financeiro nacional vinculado ao Ministério da Economia.
  Portanto, cada indivíduo que toma a decisão de assumir as rédeas de sua vida financeira, porém continua se dedicando exclusivamente à sua profissão, deve procurar aquele profissional que mais se adequa aos seus objetivos, lembrando que uns tem conflitos de interesse maior do que outros. Dependendo do seu nível de renda e de patrimônio, pode se tornar mais interessante contar com a ajuda de mais de um profissional. Para isso é necessário estudar todas as opções disponíveis. Percebam que esse estudo interdisciplinar envolvendo finanças e investimentos sempre será imprescindível em suas vidas. Conformem-se com isso! 


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário