sábado, 25 de julho de 2020

O lado positivo da pandemia!

Lado positivo da pandemia



Olá pessoal,

  Apesar de sabermos que essa pandemia da covid-19 está sendo terrível para o mundo inteiro, ceifando um elevado número de vidas – estima-se um total de mortes ao redor de 640 mil até o momento (fonte) – e causando impactos severos na economia dos países, existe o lado positivo dela, assim como existiu em todas as outras catástrofes mundiais, como a primeira guerra mundial, gripe espanhola, depressão econômica pós-crash 1929, segunda guerra mundial, surtos inflacionários pós-choques do petróleo na década de 70, recessão econômica pós-crise subprime 2008, sem contar outras crises locais em vários países emergentes (incluindo o Brasil) nos últimos 100 anos.  
  Para que eu seja mais específico e não passe a impressão de estar sendo insensível e indiferente em meio a essa crise sanitária e econômica de proporções nunca antes vista no último século, vou procurar destrinchar aqui qual é esse lado positivo da pandemia em alguns tópicos:                 
1) As pessoas estão se tornando mais corajosas => São nas dificuldades da vida que as pessoas se superam, tirando forças das profundezas do seu subconsciente e colocando em prática tudo aquilo que sempre desejou fazer, sem se preocupar em dar satisfação para a sociedade. Resumindo, elas estão ficando mais corajosas, criando “casca grossa” por assim dizer. Quem tem conta em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twiter, Linkedin, entre outras, já percebeu que várias pessoas do seu círculo social com diplomas de graduação universitária, mas que perderam o emprego devido à pandemia ou já estavam desempregadas e/ou subocupadas, resolveram tomar a iniciativa de abrir o próprio negócio fazendo o marketing digital pelas redes sociais. Aquele seu amigo ou conhecido que é advogado, contador, engenheiro civil, publicitário, etc. e subocupado, mas tinha alguns hobbies úteis para a sociedade, como cozinhar, investir, escrever, costurar, cuidar de animais, vender determinados produtos, etc., resolveu dar a cara à tapa e começou a “monetizar” esses hobbies. No longo prazo, o efeito gerado por esse “PLUS de coragem” na economia é muito benéfico para a sociedade, gerando mais prosperidade para as futuras gerações.         





2) As pessoas estão se tornando mais prudentes com o dinheiro => Também são nas dificuldades da vida que as pessoas se tornam mais prudentes com o dinheiro que é suado, fruto de muito trabalho e perseverança. As pessoas agora estão sentindo na pele o quão importante é constituir uma boa reserva de emergência para se proteger de momentos difíceis como esse. Também estão procurando se educar financeiramente, buscando conhecimento através de sites, blogs, vídeos, cursos e livros, e tomando a iniciativa de colocar todo esse conhecimento na prática. A prova dessa mudança positiva que está ocorrendo no Brasil é a de que apenas no mês de março do corrente houve um aumento de 10% do número de CPFs cadastrados na bolsa brasileira (fonte). Acredito com toda a certeza que esse ano é apenas o início de um crescimento exponencial do número de investidores na bolsa, tornando o nosso mercado de capitais mais pujante no longo prazo. Também vale ressaltar que as medidas de prevenção da covid-19 ensejaram uma série de mudanças de hábito por parte das pessoas que se encaixaram perfeitamente com a necessidade atual de economizar despesas, como é o caso do trabalho home office, onde as pessoas poderão trabalhar em casa e interagir com os colegas através de apps de reunião, sem a necessidade de se deslocar e ocupar um espaço alheio, economizando com despesas de transporte e aluguel.
3) As pessoas começarão a se preocupar mais com a saúde => Acredito que essa crise sanitária é a mais severa dos últimos 100 anos desde a gripe espanhola. Nunca houveram tantas mortes em tão pouco tempo nos atuais tempos modernos de internet e inteligência artificial. Nesses tempos, a informação é o bem mais valioso e ela é transmitida para uma quantidade colossal de pessoas ao redor do mundo em questão de segundos. E qual é a principal informação transmitida a respeito da covid-19? É a de que é um vírus oportunista que ataca aquelas pessoas com imunidade baixa. Essas pessoas podem ser divididas em 3: as que têm doenças crônicas como diabetes, lúpus, insuficiência renal, obesidade, entre outras, as que têm uma idade avançada e as que possuem um estilo de vida pouco saudável. Há também aquelas pessoas que não se enquadram em nenhuma dessas hipóteses, mas por estarem na linha de frente (profissionais da saúde) e por questões hereditárias, são mais suscetíveis de serem infectadas e em muitos casos chegam a falecer, infelizmente. Mas o que eu pretendo dizer com essa informação? Que principalmente o grupo de pessoas com um estilo de vida pouco saudável que ainda não foram infectados, estão começando a enxergar a necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, abandonando vícios como alcoolismo e tabagismo, adotando dietas equilibradas e praticando exercícios físicos, para que assim elas possam fortalecer a imunidade e criar uma barreira mais forte para o covid-19.    
  Essas mudanças, aliadas ao avanço tecnológico latente que está mudando os hábitos das pessoas, serão consideradas o “novo normal” daqui para frente. Desejo imensamente que possamos sair dessa crise mais resilientes e mais evoluídos, pois como diz o velho ditado “aquilo que não nos mata, nos fortalece”.


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário