sábado, 23 de maio de 2020

Tenham muita cautela nesse momento!


Olá pessoal,

  Muitos investidores iniciantes neste momento difícil pelo qual passamos estão procurando incessantemente oportunidades de compra de ativos de renda variável na bolsa de valores. Acredito que seja do conhecimento de muitos que o Brasil ganhou 350 mil novos investidores entre março e abril, e o total de “CPFs” investindo na bolsa passou de 2 milhões (fonte). Mas é preciso ter muita cautela nesse exato momento. Vou explicar melhor.
  Estamos vendo no atual momento um descolamento entre o Índice Bovespa e os resultados das empresas. Isso é um sinal de que muitos investidores estão investindo de forma equivocada, pois os fundamentos até mesmo das melhores empresas sofrerão muito nos próximos meses devido à crise econômica causada pela pandemia do covid-19. Para exemplificar segue abaixo o indicador Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) de algumas ações:

Ambev => 2,56
B³ => 3,63
Itaú => 1,48
Weg => 7,91
Fleury => 4,34
Qualicorp => 4,21
Engie => 4,58
  
  Isso indica que essas ações ainda estão caras. Para quem investe pouquinho nessas ações no mercado fracionário todo mês, pode continuar. Mas para quem investe aproveitando preços descontados recomendo um pouco de cautela. Já quando se trata de ações com P/VP menor que 1, não se trata necessariamente de um indicativo que a confiança naquela empresa está em baixa para o mercado. Depende da empresa e do setor em que ela atua. Se o investidor confia na governança da empresa, no projeto de expansão implementado e no futuro do setor em que ela atua, ele pode continuar investindo nela, com muita cautela.
  Um exemplo típico na minha carteira é a Cogna (antiga Kroton). É uma empresa que é líder em seu setor (educacional), sendo uma das maiores empresas de educação do mundo, e surfou na onda do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do MEC ampliado pelo governo Dilma que beneficiou empresas privadas de ensino superior. Com a redução drástica do programa, o faturamento dessas empresas diminuiu sensivelmente, obrigando-as a cortar custos e despesas e reverem os seus modelos de negócios. Mas a Cogna tem se tornado nos últimos anos a empresa de educação privada mais agressiva em termos de expansão, se transformando numa holding de empresas educacionais nos mais diversos segmentos (veja aqui). Como não existe almoço grátis, esse projeto de expansão implicou em pressões imensas nos seus resultados operacionais. O resultado disso são indicadores comprometidos como margem líquida, ROE, LPA, dentre outros, que assustam os investidores iniciantes que não conhecem a empresa mais a fundo. Com a eclosão da pandemia do covid-19, o P/VP da Cogna tem ficado até abaixo de 0,50, ou seja, tem ficado com um preço bastante descontado, se tornando uma rara oportunidade de compra. Mas quero alertar todos que estão lendo esse artigo que não se trata de uma recomendação de compra.    


  As oportunidades existem para aqueles que sabem analisar os indicadores e os fundamentos das empresas. Não invistam muito dinheiro sem saber o que estão fazendo, pode ser perigoso! Sempre mantenham uma boa reserva de emergência para imprevistos e uma boa reserva de oportunidade e muita paciência para aproveitar as oportunidades!

  Esse gráfico abaixo presente no Livro Investindo em Ações no Longo Prazo do Autor Jeremy J. Siegel (ver artigo) é um clássico da literatura dos investimentos, mostrando que no longo prazo as melhores opções para o crescimento patrimonial dos investidores são as ações de boas empresas!


  Percebam a diferença de retorno real (acima da inflação) entre as ações e os títulos de renda fixa, o ouro e o dólar. As boas empresas são a grande mola propulsora do capitalismo, portanto não há nada mais valioso no mundo do que investir nelas, com cautela e diversificação, obviamente!
 
Abraços,
Seja Independente 



2 comentários:

  1. Show parabens por compartilhar isto, creio que muitas pessoa estão vendo com outros olhos, meio que oportunidade para o momento atual que encontramos, mas ao longo prazo se não estiver numa estratégia correta pode inverter.
    Excelente trabalho Seja independente

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras Eu Candido. O seu site está bem estruturado. Continue fazendo artigos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir