quinta-feira, 16 de julho de 2020

Vocês se preocupam muito com dinheiro hein!?


Olá pessoal,

  Calma, eu sei que pode parecer um julgamento um pouco pesado. Mas é apenas para chamar a atenção de vocês para uma reflexão: nós (eu me incluo também) priorizamos muito o dinheiro, quando na verdade deveríamos priorizar a nossa maior riqueza, a educação. “Como assim cara pálida?”. Calma, eu vou explicar. 




  Todos nós sabemos que o dinheiro é o meio de troca que nos permite adquirir quase tudo que existe nessa vida, não é verdade? Quanto mais dinheiro um indivíduo possui, mais poder ele tem. Mas o que não te contam é que o dinheiro não vem do nada. O dinheiro jorra na sua vida após você adquirir muito conhecimento em uma determinada área e em empreendedorismo e investimentos (educação financeira). É essa aquisição valiosa que alicerça a base de sustentação da riqueza de qualquer indivíduo da face da terra. Sem essa base a riqueza pode se tornar passageira num piscar de olhos. Portanto, quando estiver iniciando a sua carreira profissional, não priorize o dinheiro, mas sim o aprendizado decorrente da prática diária e, o mais importante, o senso de contribuição para um mundo melhor. Se o dinheiro jorrar rapidamente, melhor ainda. Mas nem sempre é assim e a paciência é requisito essencial para que o dinheiro comece a jorrar.    




  Em quantas histórias vocês já não ouviram falar de empresários que obtiveram sucesso nas primeiras décadas de um negócio, mas depois não conseguiram se adaptar às mudanças do setor e terminaram falindo? Ou de profissionais liberais que obtiveram sucesso nos primeiros anos de carreira, mas por não amarem de corpo e alma a profissão que abraçaram, ficaram para trás? Muitos desses profissionais trabalharam somente pelo dinheiro, sem se preocupar com o retorno que eles geraram para a sociedade. Eu tenho certeza como cada ser humano nesse mundo sente um pouco na pele, ao menos uma vez na vida, o descaso profissional decorrente da priorização do dinheiro em detrimento dos bons valores profissionais.
  Algumas pessoas podem até argumentar o fato de que isso é relativo, pois as pessoas também podem ganhar milhões na loteria ou serem herdeiras de grandes fortunas. É verdade. Mas mesmo para essas pessoas o conhecimento de base e a educação financeira são essenciais para manter “a sorte sorrindo para elas”. Quantos felizardos contemplados em loterias, ou premiados com grandes fortunas herdadas, não perdem todo o dinheiro adquirido em pouco tempo? Ou não ficam menos ricos ao longo dos anos por não saberem gerenciar o que ganharam? São muitos, nós sabemos disso!    
  Quem já leu os livros Pai Rico Pai Pobre e Os Segredos da Mente Milionária sabe da importância de adquirir conhecimento e educação financeira previamente ao início de qualquer negócio. O autor do primeiro livro citado, Robert Kiyosaki, fez a seguinte afirmação: “gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação”. Sem educação, qualquer iniciativa profissional ou empresarial para alcançar a riqueza se enfraquece ao longo do tempo, e um eventual patrimônio construído durante o percurso se esfarela como um castelo de areia que cai ao soprar o primeiro vento forte.


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário