quarta-feira, 15 de julho de 2020

Entendam o caso do vídeo de Felipe Neto!




Olá pessoal,


  Muitos de vocês devem estar acompanhando toda a repercussão gerada pelo vídeo do Youtuber Felipe Neto, onde ele critica os investimentos em bolsa de valores pelo fato de gerar riqueza sem um retorno para a sociedade (veja o vídeo aqui). Primeiramente, eu gostaria de deixar bem claro aqui que o meu foco nesse artigo não é julgar a atitude do Felipe Neto, mas sim mostrar um ponto de vista diferente a respeito dos investimentos em bolsa de valores.                
  Felipe Neto talvez não saiba, mas existe muito retorno sim para a sociedade. Inclusive ele tentou se retratar depois falando da importância do IPO das empresas na bolsa. Pois bem, para quem não sabe, IPO significa Initial Public Offering, ou seja, é a oferta pública inicial de ações de uma empresa ao ser listada na bolsa, cujos recursos captados com a venda dessas ações são transferidos diretamente para o caixa dessas empresas, permitindo a elas uma capitalização massiva que talvez não fosse possível tomando empréstimos bancários. Com essa capitalização a empresa pode expandir os seus negócios de forma exponencial, abrindo mais unidades físicas, contratando mais funcionários, investindo mais em bens de capital, em desenvolvimento de novos produtos, entre outras coisas. Esse processo ocorre no chamado mercado primário. Após os primeiros acionistas adquirirem as ações da empresa, eles podem vendê-las para outros investidores no chamado mercado secundário. Aí vocês podem questionar: “Mas qual é o benefício para a sociedade comprar e vender ações de empresas nesse mercado secundário?”. O benefício, meus caros colegas, é que esse mercado gera liquidez para as ações vendidas no mercado primário. Caso a empresa listada viesse a falir, os primeiros acionistas não teriam como se desfazer desses papéis, arcando com um enorme prejuízo. Concordam comigo que ninguém se interessaria por investir nessas empresas caso não existisse a bolsa?         
  Compreendam que no mercado secundário, que é tido como o mercado onde especuladores ganham dinheiro tirando proveito da inexperiência dos outros, você investe de uma forma indireta em empresas que geram muito retorno para a sociedade, através de vendas de bens e serviços a milhões de consumidores, contratações de milhares de funcionários, compras de insumos de dezenas de fornecedores, terceirização de mão-de-obra especializada em larga escala, investimentos em bens de capital, desenvolvimento de novos produtos e serviços e recolhimentos de tributos para os cofres públicos. Toda uma cadeia produtiva a nível nacional e até internacional é sustentada pelos investimentos em bolsa de valores. É diferente dos investimentos em renda fixa, onde você empresta dinheiro ao governo, aos bancos e às empresas listadas na bolsa (debêntures e notas promissórias), em troca de um recebimento de juros. Nesse caso você até que gera um retorno para a sociedade, mas sem correr tanto risco e sem participar do capital das empresas.    
  Felipe Neto também deve entender que, diferente dele que é um outlier, a maioria dos brasileiros tem dificuldade para arranjar uma ocupação e construir um patrimônio. O desemprego é muito alto, a informalidade cresce a olhos vistos a cada dia e tocar um negócio no nosso país é um inferno. Para quem não tem vocação para o serviço público e não é um profissional liberal (médico, advogado, contador, engenheiro, etc.), uma das poucas opções que restam é a bolsa de valores mesmo. 
  Todos os países desenvolvidos, sem exceção, possuem um mercado de capitais forte e pujante. Nos EUA e na Alemanha, por exemplo, mais da metade da população investe na bolsa. No Brasil apenas 1% da população investe na bolsa. É praticamente um oceano a ser explorado. E os educadores financeiros pelo Brasil afora têm consciência disso e se manifestaram rapidamente após a publicação do vídeo, criticando o Felipe Neto e explicando ao público em geral o porquê do pensamento dele estar equivocado. Confesso que fiquei feliz com essa reação e representa o início de uma mudança cultural na nossa sociedade. Uma cultura de empreendedorismo e prosperidade está nascendo. Deus nos abençoe!


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário