terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Cuide do seu dinheiro!

 





Olá pessoal,

 

  Meu nome é Pedro Pinheiro, sou Educador Financeiro e Co-fundador do Pague-se Primeiro. E hoje eu falarei para você sobre um dos pilares de sustentação de uma vida próspera, que é o pilar do cuidado com o seu dinheiro. Fica comigo aqui até o final deste artigo que eu vou te explicar!                                                           

  Antes de adentrar nesse pilar, eu vou explicar para você sobre os 4 pilares de sustentação de uma vida próspera que falei anteriormente: 1º) Gerar mais dinheiro => Não adianta você passar a vida inteira apenas gastando menos do que gera de dinheiro. Você precisa gerar mais e mais dinheiro ao longo da sua vida; 2º) Cuidar do dinheiro => É sobre esse pilar que irei tratar neste artigo; 3º) Proteger o patrimônio => Você precisa proteger o patrimônio que você construiu com muito suor, através de uma reserva de emergência e da contratação de seguros; e 4º) Multiplicar o dinheiro => Você precisa investir o seu dinheiro para se proteger da inflação.    

  O pilar do cuidado com o dinheiro é ignorado pela maioria dos brasileiros devido à falta de educação financeira da nossa sociedade. O cuidado com o dinheiro começa com o hábito de analisar os seus gastos mensais com a finalidade de evitar gastos desnecessários que possam estar estourando o seu orçamento doméstico, podendo até levar ao endividamento. Esses gastos desnecessários podem ser dos mais variados tipos, como alimentos extras colocados no carrinho de compras no supermercado ou na padaria, reformas desnecessárias na residência, lavagens desnecessárias do veículo, idas excessivas ao restaurante preferido, assinaturas de filmes e séries sem tempo para assistir, planos de academia subaproveitados, etc. A lista é infindável.  






  O cuidado com o dinheiro também depende do hábito de conferir o extrato da sua conta corrente e a fatura do seu cartão de crédito mensalmente com a finalidade de descobrir eventuais fraudes. Você pode arcar com um débito na sua conta corrente ou uma despesa no seu cartão de crédito que você não reconhece e nem se dar conta disso simplesmente porque não conferiu cuidadosamente os extratos de ambos. Também é comum aparecer a cobrança de tarifas abusivas na conta corrente e no cartão de crédito. Pode ser a cobrança de um pacote de serviço que você não contratou no momento da abertura da conta ou pode ser a cobrança de uma anuidade que você não contratou no momento da solicitação do cartão de crédito. Ocorrendo essas cobranças indevidas, é necessário entrar em contato com o banco e com a administradora do cartão para solicitar o estorno da cobrança.    






  Por fim, compreenda que cuidar do seu dinheiro é pré-requisito obrigatório para uma vida próspera. Não cuidar do seu dinheiro após iniciar um planejamento financeiro é como você enxugar gelo ou encher de água um balde furado. A probabilidade de você não conseguir bater as suas metas financeiras é grande!

  E aí? Quer aprender, na prática, a cuidar do seu dinheiro com a ajuda de profissionais? Então acesse o nosso site https://www.pagueseprimeiro.com.br/ptbr/, o nosso Instagram pagueseprimeiro.oficial e o nosso YouTube Pague-se Primeiro. Teremos o maior prazer em lhe ajudar nessa missão!

 

Pague-se Primeiro

Você em 1º lugar


Nenhum comentário:

Postar um comentário