terça-feira, 7 de julho de 2020

Não existe a melhor carteira de investimentos!


Olá pessoal,

  Vocês já pararam para pensar na quantidade de profissionais do mercado financeiro que aparecem diariamente nas redes sociais recomendando a carteira de investimentos ideal para enriquecer, como se todos os investidores fossem iguais? São muitas informações difusas, ruídos, propagandas enganosas e “técnicas agressivas” de venda de cursos com que nos deparamos frequentemente. Quem ainda é leigo na área e não sabe como começar, muitas vezes termina sendo enganado. Mas vou explicar aqui neste artigo que investir não é tão complicado assim.
  Já reiterei em vários artigos que o maior inimigo de qualquer investidor é ele mesmo, pois o simples ato de investir aguça no investidor um dos piores sentimentos humanos, a ganância. O simples fato de existir uma possibilidade de enriquecer futuramente interfere totalmente nas decisões a serem tomadas pelo investidor, abrindo janelas de oportunidades para vários profissionais do mercado financeiro ávidos por ganhos rápidos mesmo que para isso seja necessário ludibriar pessoas leigas e ingênuas (e gananciosas, diga-se de passagem). Mas aqui vai uma boa notícia para quem está começando: não há necessidade de passar por isso, pois ninguém enriquece do dia para a noite no mercado financeiro, nem se preocupe! O que de fato existe são carteiras de investimentos ideais para perfis e objetivos diferentes. Se, por exemplo, um investidor tem um perfil conservador e quer investir para complementar a aposentadoria do INSS na velhice, a carteira do tipo “A1” será a ideal para ele. Porém, caso tenha o objetivo de pagar o curso de medicina do filho, a “A1” já não será mais a ideal para ele, mas sim a “A2”. Se um investidor tem um perfil agressivo e quer investir para ter uma renda passiva capaz de lhe garantir conforto e segurança, a carteira do tipo “C1” será a ideal para ele. Porém, caso tenha o objetivo de ter um montante X aos 70 anos, a “C1” deverá ser substituída pela “C2”. E assim sucessivamente.              
  O investidor deve ter em mente que a principal finalidade de uma carteira de investimentos é, primeiramente, conservar o seu poder de compra, e segundo, gerar um excedente de capital, sempre possuindo em seu bojo os 3 elementos fundamentais: segurança, liquidez e rentabilidade. Portanto, caso o investidor iniciante se depare na próxima vez com algum “engravatado” ou “Faria Limer” em algum vídeo no YouTube fazendo propaganda de algum curso ou de algum relatório de investimento, pule a propaganda sem titubear. No mundo dos investimentos, nenhum retorno pode ser garantido. Procure conhecer o seu perfil de investidor, conhecer os seus verdadeiros objetivos, e tomar a decisão de ou delegar os seus investimentos a um profissional ou estudar e investir por conta própria. O resto Deus cuida!      

Abraços,
Seja Independente

2 comentários: