sexta-feira, 24 de julho de 2020

Já abriu a sua conta digital?




Olá pessoal,

  Acredito que muitos de vocês já devem ter aberto uma conta digital, não é mesmo? É outra realidade. Praticamente não existem custos de serviços utilizados, com a exceção dos serviços de saque (pelo menos no Nubank, não sei em outros bancos digitais). Para quem investe através de uma corretora de valores mobiliários independente, a conta digital é uma ótima opção, pois a tarifa para transferência é isenta, diferente das transferências tipo TED e DOC dos bancos tradicionais.      
  Atualmente o consumidor brasileiro tem à sua disposição diversas opções de contas digitais das chamadas fintechs. As que eu poderia destacar aqui são: Nubank, Banco Inter, Banco Original, Banco Next, Banco Neon, C6 Bank, Agibank e Modal Mais. Alguns bancos tradicionais também possuem as suas contas digitais, como o Itaú e o Santander, porém sem a mesma gama de facilidades das contas digitais das fintechs (fonte). Como vocês podem ver nessa fonte, algumas dessas fintechs são empresas criadas por bancos tradicionais, como é o caso do Banco Next que foi criado pelo Banco Bradesco. Esse fato demonstra a preocupação que os bancos tradicionais têm em relação a essa revolução digital no mercado bancário. Os bancos tradicionais que não derem a devida importância a esse movimento tenderão a ficarem para trás.                
  Para quem ainda não abriu uma conta digital em uma dessas fintechs porque não se sente seguro em depositar o seu suado dinheiro em uma startup de tecnologia, fique sabendo que essas empresas são reguladas pelo Banco Central como qualquer outra instituição financeira e os depósitos nelas aplicados em CDB e RDB são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso significa dizer que essas empresas devem seguir as mesmas regras seguidas pelos bancos tradicionais para se manterem solventes e terem uma boa governança corporativa, e em caso de falência delas, os mesmos mecanismos de proteção para os clientes que funcionam para os bancos tradicionais também funcionarão para elas. Sugiro aos leitores que desejam abrir uma conta digital, consultar previamente neste site aqui se a fintech ofertante da conta é associada ao FGC para que assim vocês fiquem resguardados.     



  Mas abrir uma conta digital não significa dizer que você deva encerrar as suas contas nos bancos tradicionais. Você pode movimentar apenas a conta digital para pagamentos e transferências e manter as contas correntes nos bancos tradicionais com a finalidade de constituir reservas de emergência e/ou oportunidade, e manter um relacionamento para eventuais demandas por crédito. A diversificação não serve apenas para carteiras de investimentos, mas também para contas de depósito. É uma forma segura e simples de se proteger de um futuro incerto!


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário