quinta-feira, 9 de julho de 2020

Parem de se preocupar com o que vocês não podem controlar!


Olá pessoal,

  Vocês já notaram o “burburinho” que essa proposta da reforma tributária prevendo a taxação dos dividendos está causando nas redes sociais? Eu, particularmente, evito me preocupar com isso, pois está fora do meu controle. Mas eu nem sempre fui assim. Quando comecei a investir e até pouco tempo atrás, eu me preocupava muito com externalidades que estão fora do meu controle, como eventos políticos e eventos corporativos das empresas nas quais eu invisto. É pura perda de tempo se preocupar com essas coisas!
  Se os investidores estão preocupados com uma possível taxação de dividendos, então procurem investir no exterior através do IVVB11, ou melhor, abrindo uma conta na corretora Avenue (leia esse artigo), já que com essa medida o valuation das empresas nacionais tende a diminuir e o risco de se concentrar 100% aqui tende a aumentar. Mas muito mais importante do que isso, procurem aumentar a renda mensal de vocês, seja pelo aumento da quantidade de fontes de renda, seja pelo aumento salarial concedido pelo seu empregador, seja pela abertura de um negócio próprio, enfim, qualquer coisa que esteja sob o seu controle. Focando no que você pode controlar, você terá muito mais chances de aumentar a sua renda ativa, para que assim você possa poupar mais e aumentar os seus aportes nos investimentos, acelerando o cumprimento das suas metas.
  Compreendam que governo nunca deixará de ser governo. Por mais que eles errem, quem sempre pagará a conta pelos erros deles é você, contribuinte. Até hoje, nós brasileiros, pagamos pelos erros que ocasionaram o descontrole hiperinflacionário das décadas de 80 e 90. Muitos falam no sucesso do Plano Real, mas se esquecem de dizer que esse sucesso só foi alcançado após uma política monetária contracionista obscena, com uma taxa de juros na lua. E o resultado disso é que pagamos uma das cargas tributárias mais altas do mundo sem ter serviços públicos de boa qualidade em troca. E sempre vai ser assim, podem ter certeza. Político nenhum está preocupado com o cidadão, mas sim com as suas contribuições previdenciárias, com o pagamento dos seus credores de campanha eleitoral e com a arrecadação de propina para o seu partido político.
  Enfim, parem de focar em eventos externos que estão fora de alcance e passem a focar nas atividades que estão sob o seu controle e que podem fazer toda a diferença no seu planejamento de longo prazo. Guardem isso com carinho, por favor.    


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário