terça-feira, 30 de junho de 2020

Brasil, um país de endividados!





Olá pessoal,

  Neste artigo de hoje eu irei falar sobre a atual situação financeira da maioria das famílias brasileiras, que é uma situação de endividamento, ou seja, uma péssima situação. Segundo dados do SPC Brasil em janeiro de 2019, um total estimado de 62 milhões de consumidores brasileiros estavam com o nome negativado. E isso na pessoa física (fonte). Na pessoa jurídica a dívida é considerada uma ferramenta necessária em algumas situações temporárias de insolvência ou de investimento. Esse total de endividados representa um percentual de quase 30% da população. Isso significa dizer que uma boa parte da nossa população não consegue gerar capital excedente (riqueza) para ela e para o resto da economia. Vou explicar neste artigo as causas dessa situação e o que deve ser feito para sair dela.
  Como vocês já devem ter percebido, já reiterei em vários artigos publicados aqui no blog que a nossa população carece muito de educação financeira. Além disso, a concentração bancária no país aliada uma taxa de juros historicamente alta permitiu uma “drenagem gigantesca” dos recursos gerados pela classe produtiva através dos juros extorsivos e das taxas abusivas praticados pelos bancos. Tudo isso impediu que os brasileiros conseguissem poupar mais e investir mais e melhor. Com um nível de poupança e investimento muito baixo, o que vemos atualmente no país é uma economia estagnada, uma população mais endividada e pobre, e um cartel de bancos mais rico. Portanto, nós que somos investidores e educadores financeiros, devemos continuar o nosso trabalho de educação financeira, enquanto o governo na figura do Banco Central deve continuar baixando a taxa de juros básica (Selic) de forma responsável e dar as condições necessárias para novos players ingressarem no mercado financeiro, diminuindo gradativamente a concentração bancária atual. 


  

  Para quem atualmente está numa situação de inadimplência (pessoa física), mas quer sair dessa situação e iniciar um planejamento financeiro para alcançar a independência financeira, sugiro dar os seguintes passos: 1º) não contraia mais nenhuma dívida; 2º) comece a poupar uma parte dos seus rendimentos mensais; 3º) com os recursos poupados comece a quitar as dívidas, priorizando as que tiverem uma taxa de juros maior; 4º) após quitar todas as dívidas, continue poupando e avalie qual a melhor forma de começar a investir, podendo ser por conta própria ou podendo ser por delegação a um profissional da área. Mas o mais importante, que precede qualquer passo a ser dado, é ter a consciência de que se endividar frequentemente é um hábito nocivo para as suas finanças e girar a chave será necessário para mudar a sua realidade financeira.
  Se você acha que sair do endividamento e alcançar a independência financeira é algo inalcançável para você, fique você sabendo que existem incontáveis histórias nas mídias sociais (YouTube, Instagram, Facebook etc.) que mostram justamente o contrário, que é perfeitamente alcançável. Ainda duvida? Faça um favor a você mesmo e comece a pesquisar!

Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário