sábado, 31 de outubro de 2020

Tesouro Direto

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei um pouco a respeito do Tesouro Direto, que é um programa do Tesouro Nacional implementado em 2002 em parceria com a Bolsa de Valores [B³], com a finalidade de dar amplo acesso às pessoas físicas na internet para operações de compra e venda de títulos públicos. Mas não pretendo neste artigo mostrar os diferentes tipos de títulos públicos ofertados no TD e sim discorrer a respeito da marcação a mercado dos títulos. Para que você possa conhecer melhor os títulos públicos, adquira o meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, disponível somente na Amazon. Nele você saberá quais são os tipos de títulos ofertados e a diferença entre eles e os títulos privados de renda fixa.             

  Para que você possa investir corretamente no Tesouro, é muito importante que você saiba como funciona a dinâmica de marcação de preços dos títulos, que é a chamada marcação a mercado. Neste artigo de Junho de 2019 eu falei sobre ela. Mas eu não expliquei como funciona na prática. É bem simples de entender. Primeiramente, você deve entender que o preço de um título público é determinado principalmente pela taxa de juros prometida no momento da compra. Quanto maior a taxa de juros, menor será o preço do título. É inversamente proporcional. Isso acontece porque o valor de resgate no vencimento do título já é predeterminado no momento da compra. Ele não é alterado. Os preços variam para o investidor apenas entre o 1º dia após a compra e o último dia anterior ao vencimento do título ou dia de venda do título, caso o investidor venda-o antes do vencimento. Ainda está complicado de entender? Eu vou mostrar um exemplo prático de um título público que eu tenho em minha carteira para que vocês possam visualizar melhor.  




  Acessando o portal do Tesouro Direto, você pode acompanhar todos os seus títulos públicos. Nesse exemplo acima, podemos ver um título público Tesouro Prefixado com juros semestrais que irá vencer em 2027. Percebam no gráfico que a linha azul claro cuja legenda é Preço Real está caminhando acima da linha azul escuro cuja legenda é Preço Teórico. Essa linha azul claro é justamente a marcação a mercado. E ela está acima justamente porque a taxa de juros do título prefixado caiu bastante desde a data de compra do título lá no final de 2016, quando a taxa Selic estava em 14% a.a. (fonte). Quando eu comprei esse título, a rentabilidade contratada era de 12,08% a.a. Hoje esse título não se encontra mais disponível para compra, mas para vocês terem uma ideia, o título Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031 hoje tem uma rentabilidade contratada de 7,76% a.a. Baseando-se nesse exemplo e de outros títulos, podemos concluir que os preços estão mais altos pelo fato das taxas de juros contratadas hoje estarem mais baixas do que as contratadas em 2016.




  Mas eu gostaria de lembrar ao colega investidor que podem existir casos de rentabilidade negativa. Nesse exemplo acima, podemos ver um título público Tesouro IPCA+ com juros semestrais que irá vencer em 2026. Percebam no gráfico que a linha do Preço Real está caminhando abaixo da linha do Preço Teórico. Isso aconteceu justamente porque a taxa contratada (IPCA + 2,68% a.a.) na data da compra 29/11/2019 está menor do que a taxa contratada hoje (Tesouro IPCA+ 2026 está pagando IPCA + 3,06% a.a.). Mas preste atenção! Eu só vou ter um prejuízo de fato se eu vender esse título hoje. Se eu carregar esse título até a data de vencimento em 2026, eu não terei prejuízo, pois eu receberei justamente de acordo com a taxa contratada.

  Enfim, é possível auferir bons rendimentos com a marcação a mercado de títulos públicos. Mas se você realmente pretende se aprofundar no estudo do mercado financeiro, o Tesouro Direto não é a melhor opção. Eu, particularmente, prefiro estudar a renda variável, pois é nela que se encontram as melhores oportunidades.

  

Abraços,

Seja Independente                                      





Nenhum comentário:

Postar um comentário