quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Devo abrir conta em quantas corretoras?

 



Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês devem ter dúvidas quanto à abertura de contas em corretoras de valores. Afinal, em quantas corretoras eu devo abrir conta? Qual tipo de corretora é a ideal para mim? Eu mostrarei para vocês o meu entendimento em relação a essas questões.  

  De um modo geral, esses questionamentos podem ser balizados pela definição do perfil de risco e da estratégia global de investimentos. Por exemplo, se você tem um perfil conservador e não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro, é interessante abrir a sua conta em uma corretora com suporte técnico mais especializado e com uma equipe de profissionais à sua disposição, como é o caso da XP, da Rico, da Easynvest, da modalmais, da Genial, entre outras. Se você tem um perfil mais agressivo e já tem certo conhecimento sobre o mercado, é interessante abrir a sua conta em uma corretora low cost, com taxa zero em todas as operações, como é o caso da Clear. Tomando por base a estratégia, você pode abrir a sua conta apenas para a carteira previdenciária em uma corretora de valores de sua preferência, e pode abrir uma conta apenas para a reserva de emergência e/ou reserva de oportunidade em outra corretora independente ou na corretora do banco onde você possui conta-corrente. Fica a critério de cada um.                                                          

  Uma dica que eu posso dar para quem está começando é avaliar minuciosamente todos os tipos de corretagem cobrados pela corretora. Algumas são mais salgadas, como é o caso da XP e da Genial, mas oferecendo um suporte técnico mais especializado e uma equipe de profissionais à disposição. E várias outras estão zerando corretagem para alguns produtos, atraindo um volume maior de clientes para elas, como é o caso da Rico, da Easynvest e da Clear.

  Mas independente de qual(is) corretora(s) vocês escolham, lembrem-se sempre que existem estratégias mais custosas, onde você gira mais a carteira e gera um rebate (comissionamento) maior para a corretora, como são os casos dos derivativos, do day trade e do swing trade. Mas existem estratégias que geram pouco rebate, como é o caso do buy and hold. Você pode complementar as estratégias, caso deseje. Mas lembre-se sempre que os custos fazem diferença no longo prazo. Os juros compostos se aplicam a eles também!

     

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário