quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Afinal, vale a pena investir sabendo que eu posso morrer amanhã?

 



Olá pessoal,

 

  Hoje falarei sobre um questionamento recorrente entre as pessoas em relação à necessidade de investir para o futuro. Afinal de contas, vale mesmo a pena investir sabendo que eu posso morrer amanhã, ou daqui a alguns meses ou anos? Vou mostrar para vocês que sim, vale a pena poupar uma parcela da sua renda e investir para o seu futuro.

  Por mais que você esteja convicto de que não há necessidade de poupar e investir pelo fato de achar que pode morrer a qualquer momento, saiba que as probabilidades estão a favor da sua existência neste planeta. É muito mais provável que você continue vivo amanhã, depois de amanhã, semana que vem, mês que vem, ano que vem... etc. Porém você nunca sabe como estará a sua saúde ou a saúde dos seus dependentes ou do seu cônjuge daqui a alguns anos ou décadas. Você ainda pretende arriscar? Pagar para ver? I don’t think so! Some-se a isso o fato de que você não tem ideia de como estará a economia do seu país ou o futuro da sua profissão e vários outros fatores externos que podem impactar as suas finanças, podendo leva-lo a pobreza.                                                   

  Se você tiver discernimento ao longo da sua vida para contribuir para a Previdência Social, nem que seja com base no salário mínimo, você terá algo na sua aposentadoria, mas somente para a sua subsistência e olhe lá se não for insuficiente, pois caso seja terá que pedir ajuda aos filhos. Nesse caso, sugiro que você os trate muito bem para que eles tenham um mínimo de consideração por você quando não tiver mais condições de laborar. Quem já é idoso no Brasil e precisa continuar trabalhando para sobreviver, sabe o quão difícil é conseguir uma colocação no mercado de trabalho depois de certa idade, por mais qualificado que seja. Inclusive, essa dificuldade tende a se agravar com o tempo segundo estudos (fonte).  

  Lembre-se de que não existe apenas uma forma de investir para garantir uma aposentadoria digna no futuro. Você pode ter receitas perenes de royalties, aluguéis de bens móveis e imóveis, distribuição de lucros de empresas familiares e quaisquer outras receitas que não exigem o consumo do seu tempo. O mercado financeiro é a forma mais democrática de investir para a aposentadoria, pois com valores muito pequenos é possível investir mensalmente, sem muita burocracia. Hoje, para mim, é a melhor forma. E para você, qual é a melhor forma?        

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário