sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Preciso ser um expert em finanças para investir?

 



Olá pessoal,

 

  É bem verdade que muitos brasileiros que ainda não investem devem achar o mercado financeiro algo inalcançável, reservado apenas para os experts no assunto, sendo esses supostamente detentores de um QI acima da média. Mas não tem nada disso. Se você quiser entender um pouco mais a respeito do que eu estou falando, adquira o meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE. Vou explicar por qual motivo muitos imaginam o mercado como algo exótico e complicado de entender.   

  Aqueles que ainda não investem e já tem uma certa idade imaginam que a bolsa de valores ainda funciona como antigamente onde os pregoeiros gritavam e gesticulavam incessantemente com um telefone no ouvido. Era o chamado pregão viva voz. E por que a nossa bolsa funcionava dessa forma? Para responder essa pergunta vou fazer uma breve retrospectiva: nas décadas de 80 e 90, o Brasil sofria com uma hiperinflação galopante, e para conte-la, o governo colocava a taxa de juros básica na lua, criando a figura do rentista, que é aquele cidadão abonado que aplica o seu patrimônio na renda fixa e aufere ótimos rendimentos sem fazer esforço nenhum. Além disso, o mercado de capitais brasileiro era excessivamente concentrado em poucas empresas, sendo muitas delas estatais. Esses fatores propiciavam a entrada majoritária de especuladores na bolsa, que eram aqueles indivíduos ultra-ricos que sabiam especular na bolsa, auferindo ganhos rápidos. Teve até um que se tornou famoso na época, chamado Naji Nahas, tido como o responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989 (fonte). Na época, eram raríssimos os investidores de longo prazo seguidores do Buy and Hold, como Luiz Barsi Filho, Lírio Parisotto e Luiz Alves Paes de Barros.    


Pregão viva voz


  Mas para a nossa felicidade, a taxa de juros básica foi caindo ao longo das décadas, chegando ao patamar atual de 2%, o mercado de capitais se fortaleceu e, com isso, a visão de longo prazo começou a se propagar entre os investidores iniciantes da bolsa de valores. Ainda existem muitos especuladores na nossa bolsa, é verdade. Não como acontecia na época do pregão viva voz, que foi extinto em 2009 e, desde então, um sistema de computadores e circuitos integrados fazem todo o trabalho dos operadores das mesas de operações. Mas os investidores estão começando a entender definitivamente que investir em ações de empresas e cotas de fundos imobiliários é a mesma coisa de comprar uma participação societária em negócios empresariais. E com um pouco de estudo é perfeitamente possível selecionar os melhores para compor a sua carteira de investimentos. Também é importante ter a disciplina necessária para alcançar as metas. Agora eu te pergunto: essas atitudes (estudo e disciplina) exigem mesmo de você um QI alto?

 

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário