sábado, 24 de outubro de 2020

Por que eu preciso investir através de uma corretora de valores independente?

 



Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês devem questionar por qual motivo os educadores financeiros recomendam as corretoras de valores mobiliários independentes, ou seja, aquelas que não são vinculadas aos bancos tradicionais, para começar a investir. Existem motivos de sobra para você optar por elas. Vou explicar.    

 Os negócios do mercado financeiro brasileiro se concentram, majoritariamente, no setor bancário. Sabemos que esse setor no Brasil é excessivamente concentrado, com 5 bancos dominando 80% do mercado. Essa concentração favorece o aumento do spread bancário, que é a diferença entre os juros cobrados pelos bancos nos contratos de empréstimo e os juros pagos pelos bancos na tomada de crédito (CDB e poupança). Também favorece o aumento das taxas de serviços e das taxas administrativas dos fundos de investimentos geridos e distribuídos por eles. Para vocês terem uma ideia do quão alto é o spread bancário brasileiro, até o ano passado ele era o 2º mais alto do mundo (fonte). Mas para o investidor do mercado financeiro, o que mais impacta os investimentos são as taxas administrativas absurdas cobradas nos fundos e as taxas de corretagem e custódia salgadas cobradas na corretora do banco. Como existe pouca competição e pouca diversidade no setor, não existe interesse em reduzir taxas e oferecer mais opções.      

  É diante desse cenário que surgem as corretoras independentes. Essas instituições financeiras surgem com um propósito bem diferente dos bancos tradicionais. O foco passa a ser o cliente, disponibilizando para ele um atendimento personalizado, dedicando uma atenção full time a ele. Nesse artigo publicado em junho eu falo um pouco a respeito. Através das corretoras o investidor pode acessar uma diversidade maior de investimentos a custos bem mais acessíveis do que nos bancos tradicionais, e ao mesmo tempo minimizando o máximo possível a influência dos conflitos de interesses existentes no mercado financeiro. E tudo isso é possível pelo fato dessas corretoras possuírem estruturas enxutas, com poucos funcionários com vínculo trabalhista e nenhuma agência de relacionamento, investindo majoritariamente em tecnologia. Essas instituições contratam profissionais certificados de forma autônoma, através dos escritórios de agentes autônomos de investimentos (ler artigo em destaque). Também contratam outros profissionais certificados, como os analistas de valores mobiliários, como também profissionais de diversas áreas, como economistas, engenheiros de software e profissionais de TI. Trabalham de forma totalmente online, desobrigando-as de abrirem agências físicas, limitando-se ao aluguel ou propriedade (depende da corretora) de um escritório em algum prédio comercial. Após a pandemia, muitos estão adotando o modelo home office.        

  O colega investidor deve ter em mente que os custos envolvidos nos investimentos impactam a rentabilidade deles no longo prazo. A lógica dos juros compostos também se aplica aos custos. Você pode até tentar formar algum patrimônio no mercado financeiro através das corretoras dos bancos tradicionais, mas é muito mais factível você formar um patrimônio volumoso nas corretoras independentes.

 

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário