quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Afinal, preço importa?

 



Olá pessoal,

 

  Essa é uma dúvida que sempre paira na mente dos investidores iniciantes e é motivo de discussão constante nos fóruns de investidores na internet. Afinal, o preço da ação importa? Na minha opinião, não existe uma resposta padrão para esse tipo de pergunta, pois depende muito da estratégia adotada pelo investidor. Vou explicar.      

  Pegue-se, por exemplo, o caso da empresa WEG. A ação se valorizou em mais de 200% nos últimos 12 meses (fonte). Realmente ela está cara no momento, com um Preço/Lucro de 82,31 e um Preço/Valor Patrimonial de 15,53 (fonte). Nos fóruns e na mídia especializada há uma divergência grande entre os investidores quanto à compra ou venda da ação. No meu entendimento, se um investidor adota a estratégia Buy and Hold, aportando mensalmente durante vários anos para formar um preço médio, não vejo problema em comprar ações da empresa hoje, mas sugiro comprar bem pouquinho no mercado fracionário. Porém, se o investidor não aporta mensalmente, mas sim a cada trimestre, semestre ou ano, sugiro não comprar no momento. Já se um investidor adota a estratégia Swing Trade, que é aquela em que o investidor compra as ações na baixa e vende na alta para auferir ganho de capital, está totalmente fora de cogitação compra-la no momento, pois o ideal seria vende-la já que o mesmo provavelmente deve tê-la comprado na baixa há alguns anos atrás.             

  Não sou analista de valores mobiliários e não posso fazer nenhum juízo de valor dessa empresa e de nenhuma outra, mas eu vejo a WEG (minha opinião) como uma ótima empresa para investir no longo prazo, com um faturamento bem diversificado geograficamente e setorialmente, e com uma boa governança corporativa. Podemos dizer que é uma empresa “antifrágil”. Mas nunca saberemos até onde ela pode chegar num horizonte de longo prazo e, sendo assim, torna-se uma tarefa humanamente impossível estimar com precisão quanto ela valerá num prazo determinado. E isso vale para qualquer empresa. É como dizem alguns especialistas do mercado financeiro: “não fique tentando acertar o bumbum da mosca”.           

  Mas de uma coisa eu tenho certeza meu colega investidor. Independente de qual estratégia você adote, sempre procure investir em boas empresas. Cotação acompanha lucro. Não dê ouvidos aos ruídos do mercado. Procure fazer o seu próprio dever de casa, que é analisar a empresa sob todos os aspectos: governança, setor de atuação, reputação, participação de mercado, financeiro, contábil, etc. Lembre-se sempre que uma boa empresa não fecha as portas do dia para a noite. É um processo lento e gradual, quase como um filme em câmera lenta. Se porventura você vier a perder dinheiro com alguma, não se preocupe. Outras boas empresas irão compensá-lo no futuro, tenha certeza disso. 

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário