quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Posso investir todo o meu patrimônio em fundos de investimentos?

 


Olá pessoal,

 

  Essa é uma pergunta que é feita por uns 9 de cada 10 investidores conservadores, acredito eu. Afinal, é muito mais prático você colocar o seu dinheiro nas mãos de vários gestores profissionais, cada um se encaixando num objetivo que faz parte de toda a sua estratégia global de investimentos. Para que você possa conhecer melhor os tipos de fundos de investimentos, (leia esse artigo aqui). Vou explicar para vocês o meu ponto de vista.   

  Respondendo a pergunta do título: se você quiser, sim! Você pode investir 100% do seu patrimônio em fundos, mas lembre-se de que não existe almoço grátis no mercado financeiro. Você terá que arcar com a taxa de administração e uma eventual taxa de performance, caso esteja previsto no regulamento do fundo e o mesmo consiga ultrapassar o benchmark (índice de referência). Mas o pior não é isso. Você terá que gastar tempo para estudar os melhores fundos de investimentos para cada objetivo que compõe a sua estratégia. Caso você não tenha tempo para tal atividade, sugiro gastar dinheiro com a contratação de um consultor de valores mobiliários ou um planejador financeiro para lhe ajudar a encontrar os melhores fundos de investimentos. Não aconselho você seguir as recomendações do seu gerente do banco, lembre-se dos conflitos de interesses. Mas caso você confie nele, aconselho a estudar um pouco por conta própria para que você tenha capacidade de filtrar as informações necessárias para uma correta tomada de decisão.       

  Não tem jeito colega. Se você quiser alcançar a independência financeira, você terá que pagar um preço, mesmo que você delegue o seu patrimônio a vários gestores de fundos. Caso seja essa a sua decisão, procure logo ajustar as suas expectativas, definindo uma média de rentabilidade mais condizente com a sua estratégia. Lembre-se que ao aceitar uma rentabilidade menor, mesmo exigindo um valor patrimonial final muito grande, você terá que compensar essa lacuna de alguma forma. Você pode aumentar substancialmente os aportes ou pode começar desde já a investir para aumentar o poder dos juros compostos. A segunda opção vai exigir menos de você, financeiramente. Basta você ter a disciplina necessária para aportar todo mês. Fica a dica!

        

Abraços,

Seja Independente                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário