sábado, 15 de junho de 2019

Marcação a mercado e a miragem da renda fixa


Olá pessoal,

  Hoje irei escrever sobre um assunto que vejo muito em alguns canais no youtube que talvez confunda a cabeça daqueles que estão iniciando agora e precisa ser esclarecido. Trata-se da marcação a mercado dos títulos de renda fixa e a miragem gerada por esses ganhos de curto prazo. Quem é mais conservador, mas ainda está dando os primeiros passos, se ilude facilmente com esse tipo de informação. Vou explicar por que isso acontece.
  Marcação a mercado é a atualização diária do preço de um ativo de renda fixa ou cota de um fundo de investimento. Essa marcação permite ao investidor saber quanto receberia hoje se vendesse aquele título ou aquela cota. Sendo assim, caso o investidor tenha adquirido um título público IPCA + 7% com vencimento em 2035 no ano de 2015, no auge da crise do governo de Dilma Roussef, cuja taxa Selic atingiu o pico de 12,25%, e ele resolvesse resgatá-lo hoje, onde esse mesmo título está precificado em IPCA + 3,5%, esse investidor poderia ter uma rentabilidade de IPCA + 20% ou 30% ou até mesmo 40%. Percebam que se trata de uma rentabilidade digna de renda variável. Diante desse quadro, o conservador tira conclusões apressadas e investe 100% do seu patrimônio em renda fixa. Mas vamos analisar os fatos. Esse tipo de ganho na renda fixa acontece apenas no Brasil e em outros poucos países, como a Rússia, onde os juros reais são os maiores do mundo. Mas se formos fazer uma retrospectiva dos juros reais no Brasil de 20 anos para trás, perceberemos que esses juros estão diminuindo e a tendência é diminuir mais ainda. Basta acompanhar a queda da taxa Selic ao longo de todo esse tempo. Então, consequentemente, essas oportunidades de ganho com a marcação a mercado da renda fixa se tornarão mais raras com o passar do tempo. Talvez essa oportunidade gerada pelo governo de Dilma Roussef seja a última. E vamos ser francos aqui, para obter ganhos desse tipo o investidor conservador também precisa estudar um pouco de Economia, saber as perspectivas da taxa de juros, saber escolher os títulos públicos adequados para os seus objetivos, saber calcular o impacto da variação da taxa na rentabilidade do título de acordo com os respectivos vencimento e rentabilidade contratados, etc. Então, se for estudar mesmo, que estude para obter ganhos muito maiores na renda variável.
  Além disso, existe outro detalhe da renda fixa que os conservadores não se atentam e até já comentei sobre isso em um dos meus primeiros artigos aqui no blog, intitulado “Renda Fixa e a Inflação”, publicado em Julho de 2018 (confiram). O IPCA e outros índices inflacionários divulgados pelo IBGE e outras instituições, além de poderem ser “maquiados”, eles também podem não representar a real inflação da maior parte das famílias brasileiras. Isso acontece porque esses índices “oficiais” divulgados na imprensa são meramente percentuais médios de uma cesta de bens e serviços, levando em consideração várias famílias de diferentes classes sociais e de diferentes regiões. Por mais que as instituições de censo se esforcem na coleta dos dados amostrais, o desvio-padrão “real” desses índices pode ser muito maior do que o divulgado. Se a sua família tem uma renda de alto padrão, tem filhos em escolas particulares, tem plano de saúde para toda a família, tem carro importado que bebe muita gasolina ou diesel, costuma viajar para o exterior todo ano e tem mais de um imóvel, como uma casa de veraneio ou uma sala comercial, e ainda sobra um dinheiro mensalmente para investir TODO na renda fixa, sinto muito dizer, mas você está perdendo poder de compra ao longo do tempo. Então, quando você se surpreender com uma rentabilidade de IPCA + 20 ou 30% em um eventual resgate neste mês, lembre-se que esse IPCA de 3 a 4% ao ano divulgado pelo IBGE desde 2017 talvez não seja o “seu IPCA”. Talvez ele seja de 5 a 15%, por exemplo. E mesmo que você ainda tenha um ganho real, não se iluda, pois esse tipo de ganho não acontece sempre na renda fixa.
    Enfim, não estou aqui querendo desencorajar a investir na renda fixa, mas apenas lembrar que não existe investimento melhor ou pior, apenas investimento com vantagens e desvantagens. O grande segredo é saber filtrar as informações recebidas dos diversos canais de conhecimento e a partir daí ter a sabedoria suficiente para formatar uma carteira bem diversificada e ganhadora!

Abraços,
Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário