sábado, 17 de outubro de 2020

Tutorial para abrir conta em corretora (na prática)

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu mostrarei para vocês como abrir uma conta numa corretora de valores mobiliários na prática. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é mais simples que abrir uma conta em um banco tradicional. Vou mostrar para vocês o passo-a-passo de como abrir uma conta na XP, mas não é uma recomendação e o processo é praticamente o mesmo em outras corretoras. Vamos perder o medo e abrir essa conta abençoada? Let’s go.

  Primeiramente, você vai digitar o endereço da corretora na barra de endereço e clicar em abra sua conta.




  Após o clique, vai aparecer a tela para você preencher os seus dados pessoais. No final ele pergunta se você já possui um assessor de investimentos. Em caso afirmativo, vai aparecer um link para você digitar o código e nome do seu assessor. O assessor de investimentos ou agente autônomo de investimentos é o profissional que irá assessorá-lo nos seus investimentos caso você não tenha tempo e interesse para estudar e investir por conta própria e caso também você tenha disponibilidade financeira para arcar com a corretagem dele. Já falei sobre os profissionais A.A.I. nesse artigo e nesse outro artigo aqui. Após finalizar o preenchimento ele vai pedir para você confirmar os seus dados clicando em “ESTÁ TUDO CERTO, PODEMOS PROSSEGUIR”.




  Na próxima etapa, ele pede para selecionar o tipo de documento que você prefere registrar e preencher os dados do documento selecionado. Atentar para ter em mãos o documento selecionado.




  Na etapa seguinte, ele pede para preencher alguns dados de identificação e algumas informações. Na parte de Declarações, atentar para legendas no rodapé da página (muito importante), pois a marcação de qualquer item faz muita diferença no seu cadastro. Por exemplo, se você for uma pessoa politicamente exposta, você terá que preencher vários outros documentos para finalizar o seu cadastro na corretora. Se esse for o seu caso, não desanime. Continue dando andamento ao seu cadastro. Na parte de Comunicação, cabe a você decidir se quer receber informações sobre sua conta Whatsapp e novidades e oportunidades da XP. Se você não quer se envolver com o mercado financeiro, eu lhe aconselho a desmarcar ambas as opções. 









  Na etapa de Dados Residenciais, basta preencher os dados do seu endereço. Mas atente para a marcação da opção no final onde você declara possuir residência fiscal, imóvel ou endereço fora do Brasil, se for o seu caso. A sua omissão pode acarretar sérios problemas para você no futuro, pois os órgãos federais brasileiros conseguem cruzar dados fiscais dos seus cidadãos com vários países no mundo.





  Na etapa de Dados Patrimoniais, ele pede para você informar a sua conta bancária que será creditada quando você fizer um resgate dos seus recursos no futuro. Depois, clique em “SALVAR CONTA”. Depois disso, ele solicita algumas informações confidenciais, como renda mensal, saldo de aplicações financeiras, a origem dos seus recursos e os produtos que você pretende adquirir na XP. Infelizmente é necessário preencher esses dados, mas caso você se sinta desconfortável em informar o saldo das suas aplicações financeiras, você poder digitar um valor simbólico, como 100 reais por exemplo.








  Na etapa de Dados Profissionais, ele solicita informações referente à sua ocupação profissional. Depois clique em “FINALIZAR”.




  Depois disso você será direcionado para uma página de Chat. Nele, a corretora lhe questionará em relação a investimentos para saber o seu perfil de risco. No final ele vai lhe dizer se você é conservador, moderado ou agressivo. Se estiver de acordo clique em “SALVAR E AVANÇAR”. Depois disso ele vai enviar os seus dados de acesso com login, senha e assinatura eletrônica para o e-mail informado por você no cadastro.




  Após isso você irá se logar e trocar a sua senha provisória por uma definitiva criada por você. Atente para as exigências requeridas pela XP para a criação da sua senha no rodapé da página. Após isso você se logará novamente clicando a sua senha no teclado virtual. Você será convidado a responder um questionário para redefinir o seu perfil de risco.








  Pronto, você já pode “brincar” com o seu dinheiro na corretora. Lembre-se de trocar a senha e a assinatura eletrônica a cada 12 meses por questões de segurança (muito importante). Nenhuma instituição financeira no mundo está a salvo de ataques cibernéticos. Mas não se preocupe tanto com isso, esse tipo de ocorrência é raro e as corretoras investem pesado em segurança cibernética. Procure criar um login e senha no CEI (Cadastro Eletrônico do Investidor) para acompanhar os seus investimentos custodiados na [B³]. Assim você consegue ter uma visão global de todo o seu patrimônio no mercado financeiro. Enfim, essas são as informações que você precisa para ter um bom começo. Não desejo boa sorte para você, mas sim bons estudos! 




    

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário