quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Se a corretora quebrar eu perco tudo?

 



Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês devem se questionar em relação à segurança dos seus investimentos em bolsa de valores. Afinal, se a corretora quebrar, eu perco todos os meus investimentos? Não, você não perde todos os seus investimentos. Vou explicar para vocês como funciona a proteção da [B³] quando ocorre a falência de uma corretora. 

  Quando uma corretora quebra, mas o seu dinheiro já está aplicado, os seus investimentos estarão vinculados ao seu CPF, bastando apenas transferir a custódia para uma nova conta em outra corretora. Já no caso de você ter deixado muito dinheiro parado na conta da corretora, o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) indenizará você em até R$120 mil reais, mas somente após análise e julgamento da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM), que é o órgão criado pela [B³] para supervisionar e fiscalizar os mercados administrados pela organização (fonte). Portanto, não há garantia de que você será reembolsado e por isso é aconselhável que você aplique o dinheiro imediatamente após o crédito na conta da corretora. 

  Portanto, para que você não corra nenhum risco de perda, é prudente que você aplique os seus recursos assim que forem creditados na conta da corretora. Se por algum motivo de força maior você não puder aplicar no mesmo dia do crédito, aplique no dia útil seguinte. Uma forma muito segura de evitar a perda do seu dinheiro é transferir um valor baixo que não impacte tanto o seu patrimônio, como também ter uma conta em outra corretora para reserva de emergência e/ou outras classes de ativos que compõe a sua carteira previdenciária.  

  Quando falamos em diversificação de investimentos, englobamos todos os aspectos. O risco sempre estará presente em qualquer atividade em que você se envolva, não apenas nos investimentos. Se você for uma pessoa que tenha muito medo de perdas, sugiro diversificar o máximo possível, em todos os aspectos. Abra conta em 3 ou mais corretoras se for o caso, diversifique a sua carteira em classes de ativos o máximo possível, diversifique a sua reserva de emergência em vários ativos de alta liquidez, mas por favor, comece agora a investir e não dê mais essa desculpa de que pode perder tudo, pois eu lhe mostrei agora que você não vai.

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário