quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Qual é o melhor método de estudo para começar a investir?

 



Olá pessoal,

 

  Muitas pessoas que estão começando a investir agora devem se perguntar diariamente se o método de estudo que estão seguindo é o melhor para começar a investir no mercado financeiro. No meu entendimento, não existe um método padrão a ser seguido, mas sim aquele que é mais apropriado para cada perfil de risco. Vou explicar melhor.

  Indo direto ao ponto, sem arrodeio: investidor muito conservador, que não se interessa pelo mercado financeiro, preza sobretudo pela segurança e não pode ouvir falar em desvalorização de carteira, não dará prioridade a qualquer método de estudo, por mais simples que seja. Ele delegará os seus investimentos a um profissional do mercado ou fará um curso intensivo para aprender a investir de uma forma automática e segura, na melhor das hipóteses.     

  Já o investidor agressivo é aquele que já tem um certo conhecimento do mercado, tem um nível de tolerância ao risco maior e, em muitos casos, empreende na área ensinando as outras pessoas a investirem. Para esse tipo de investidor, fazer um curso é bem-vindo, mas não é suficiente. É interessante, no meu ponto de vista, tirar alguma certificação profissional, ou pelo menos ser aprovado no exame obrigatório para tirar a certificação, que é o meu caso (fui aprovado no exame da ANCORD no início desse ano para me tornar assessor de investimentos). Também é muito interessante ler muitos livros, artigos e notícias sobre economia e investimentos, como também produzir conteúdo na internet, que é o que eu faço atualmente.

  Já o investidor moderado, e eu deixei para falar sobre ele por último de propósito, é aquele que está entre o conservador e o agressivo. Ele aceita um pouco de risco na sua carteira, mas sempre prezando pela segurança. Nesse perfil de risco, encontramos investidores que agem como conservadores e outros que agem como agressivos. É um tipo de investidor que está em constante metamorfose, procurando referências para traçar o seu próprio método de estudo. E aqui vai uma dica valiosa para você que é moderado: procure, inicialmente, ler muitos livros e conteúdo de boa qualidade na internet, independente de ser pago ou não. A leitura, associada à prática, é essencial paro o processo de aprendizagem.

  Para mim, o melhor método de estudo é e continua sendo a leitura de bons livros e artigos de sites e blogs. Com esse método, eu consigo ter referência de vários profissionais de várias partes do mundo, sem arcar com custos significativos e a minha disposição sempre que eu quiser ler novamente. Fica a dica!

       

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário