quarta-feira, 22 de junho de 2022

O brasileiro ainda não aprendeu a lição!

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre uma verdade que incomoda muitos brasileiros, mas que é preciso ser dita: o brasileiro ainda não aprendeu a lição no que diz respeito a enriquecimento. O brasileiro ainda é muito curto prazista, ou em bom português, muito imediatista! Um fato incontestável para comprovar essa tese é a disparidade entre a quantidade de investidores de renda variável na Bolsa de Valores brasileira, a [B³], e a quantidade de investidores de criptomoedas. Vou explicar.      

   Atualmente, existem 4,2 milhões de brasileiros que investem em renda variável na bolsa brasileira (fonte). Quantidade bem inferior à dos brasileiros que investem em criptomoedas, que hoje já somam 10 milhões (fonte). Para você, que talvez ainda seja um pouco leigo em investimentos, isso não diga muita coisa. Mas para quem já investe há alguns anos isso diz muita coisa.   



Clique na imagem para ver melhor.






Clique na imagem para ver melhor.




   Para que você possa compreender, é necessário explicar antes o conceito de criptomoedas. Criptomoedas são moedas digitais, sendo a principal dentre elas o Bitcoin, produzidas por uma rede informatizada chamada Blockchain, que funciona com blocos encadeados muito seguros que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. No caso do Bitcoin, esse conteúdo é uma transação financeira. A criptografia que permite a realização de transações financeiras com Bitcoin de forma segura e definitiva, sem a necessidade de intermediários, é exatamente o conteúdo que é carregado nos blocos encadeados. O Blockchain é a rede que congrega todas as criptografias criadas para as transações financeiras com criptomoedas. Fazendo uma analogia, guardadas as devidas proporções, é como se o Blockchain fosse a internet e todos os conteúdos digitais (domínios) que circulam através dela (.com, .org, .gov, .blogspot, @hotmail, @gmail, etc.) fossem as diferentes criptomoedas.       

    Eu, particularmente, sou um torcedor do Blockchain e das criptomoedas para que prevaleçam como as moedas de circulação na economia mundial num futuro próximo. Porém, o investidor deve entender que nenhum Estado Soberano abrirá mão do monopólio de criar moedas de curso forçado. O Estado nunca deixará você esconder dinheiro e patrimônio para escapar de tributação, pois ele depende disso para sobreviver. Além disso, os atuais criptoativos, incluindo o Bitcoin, poderão tornar-se obsoletos num futuro próximo, sendo substituídos por outros pares mais sofisticados.

  Ao investir em criptomoedas, o investidor está investindo num ativo especulativo, que não possui nenhum lastro, disruptivo tecnologicamente, altamente volátil, e que ainda não é regulado e não funciona como meio de troca. É uma moeda e/ou investimento ainda no campo da promessa. Somente.

  Pois bem, explicado do que se tratam as criptomoedas, podemos inferir que a maioria dos investidores brasileiros prefere investir em algo que não é regulado e que não tem a capacidade de preservar o valor do principal com segurança e gerar um lucro excedente no futuro, diferente dos investimentos de renda variável distribuídos na Bolsa de Valores brasileira, a [B³], cuja capacidade de preservar o valor do principal e gerar retornos excedentes é historicamente reconhecida, sem contar o fato de que são regulados e supervisionados por todo um ecossistema de pessoas e entidades governamentais e não-governamentais.    

  Muitos brasileiros são seduzidos pelas estórias de enriquecimento rápido através de investimentos, ops.. quero dizer.. especulações, no mercado de criptomoedas. O brasileiro continua com aquele mesmo padrão de pensamento em relação a enriquecimento. O que interessa é enriquecer rápido, nem que para isso seja preciso apostar 10% do salário mensal na loteria ou no carteado, pois trabalhar é chato e é preciso aproveitar a vida ao máximo. Tentar encontrar um trabalho que seja o propósito de vida e investir gradativamente ao longo de décadas para enriquecer devagar, é perda de tempo!   

  Mas se Deus quiser, um dia, esse padrão de pensamento começará a mudar! Eu estou fazendo a minha parte para que um dia isso se torne realidade!

 

Abraços,

Seja Independente        


2 comentários:

  1. Ótimo post. A reflexão é muito válida. Somos muito imediatistas mesmo. Na dúvida, é aquele clichê, diversificação sempre.
    Eu invisto nos dois.

    caminhodaspedrasfire.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir