domingo, 1 de março de 2020

Minha opinião sobre o CORONAVÍRUS




Olá pessoal,
                            
  Hoje eu vou falar sobre o assunto mais comentado não apenas na mídia especializada em investimentos, mas na mídia em geral, que é o surto do Coronavírus ao redor do mundo. Vou explicar neste artigo que esse surto não deve ser motivo de preocupação para o investidor de longo prazo. Na verdade representa uma janela de pequenas oportunidades.  
    Como muitos devem se lembrar, já existiram diversos surtos de diferentes tipos de vírus ao longo das últimas décadas, mas nenhum deles foi capaz de dizimar a civilização humana (veja aqui). E todos eles provocaram quedas abruptas nas Bolsas ao redor do mundo, mas por um período curto (veja aqui). Portanto, para o investidor de longo prazo, não há motivo para preocupação, muito pelo contrário, abre-se uma janela de pequenas oportunidades para os investidores, aportando em bons ativos com preços descontados. Há quem discorde, afirmando que esse tipo de vírus está se tornando o mais letal da história recente, com um crescimento de casos registrados bem mais acelerado do que os anteriores, no caso SARS em 2003, gripe aviária (H5N1) em 2006, gripe suína (H1N1) em 2010, etc. Bem, eu sou otimista em relação à evolução da medicina nas últimas décadas e consequente resolução de muitas epidemias que ameaçaram dizimar toda ou quase toda a população mundial. Caso a medicina não consiga conter o avanço do vírus e o mesmo ameace frontalmente a existência da nossa raça humana, o investidor há de concordar comigo que a maior preocupação deixará de ser o dinheiro e sim a nossa própria vida, pois o dinheiro, nesse caso, passa a não ter nenhuma importância.
  O colega investidor deve ter em mente que, independente do avanço do vírus, as empresas e as pessoas continuarão demandando bens e serviços a todo o momento, aumentando os lucros das boas empresas e, consequentemente, os juros e dividendos a serem distribuídos aos investidores. Portanto, não há motivo para pânico. Não é o fim do mundo!

Abraços,
Seja Independente

2 comentários: