domingo, 21 de fevereiro de 2021

Não invisto em ações de empresas estatais!

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar a respeito de uma visão que tenho a respeito das ações de empresas estatais. Não invisto nelas de forma nenhuma, pois a ingerência política é muito grande. Governança corporativa frágil, tendenciosa e prejudicial para os acionistas minoritários. Por falar em Governança, já falei a respeito dela neste artigo e nesse outro artigo. Voltando ao assunto, já deve ser do conhecimento de vocês a última ingerência política do atual presidente brasileiro na Petrobras, substituindo o presidente da estatal por um general (fonte).

  Empresas estatais são cabides de emprego para políticos e os seus apadrinhados. Sem contar o tabelamento de preços. Não há compromisso com a eficiência e com os seus acionistas. Não pretendo adentrar na seara política. Aliás, tenho evitado falar a respeito nos últimos artigos. Porém, num país como o nosso em que impera um capitalismo de compadrio desde os seus primórdios, é quase impossível não comentar a respeito, pois a economia nacional torna-se muito ligada à política. Independente de ideologia, partido político e teorias econômicas, é fato que empresas estatais têm propósitos diversos dos que são geralmente estabelecidos pelas empresas privadas. Alguns deles são o lucro e o retorno de longo prazo para os acionistas. O compromisso com a sociedade e o meio ambiente também são importantes, mas nenhuma empresa privada sobrevive focando apenas nesses quesitos. O lucro é importante e investimos nas empresas listadas na Bolsa de Valores para ganhar dinheiro e trazer segurança para as nossas famílias.

  Se você deseja aprender a formatar uma carteira de investimentos e alcançar a independência financeira, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário