quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Comece pelos fundos imobiliários!

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo de hoje eu gostaria de falar para aqueles investidores que estão começando agora na renda variável. Muitos que ainda estão tentando descobrir o seu perfil de risco podem se assustar um pouco com a volatilidade das ações. É perfeitamente normal. Mas aqui vai uma boa notícia: não precisa começar pelas ações. O investidor pode começar pelos fundos imobiliários, cuja volatilidade é bem menor do que a das ações. Já falei sobre os fundos imobiliários em outros artigos (ver aqui).        

  Conforme eu havia explicado no meu E-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, essa opção de renda variável permite ao investidor adquirir cotas de fundos que investem majoritariamente em diferentes tipos de ativos imobiliários. Para aqueles leitores que gostam de investir em imóveis físicos, esse é o investimento ideal na renda variável. Os fundos imobiliários funcionam como uma espécie de “condomínio fechado” em que as unidades habitacionais (cotas do fundo) podem ser compradas pelos investidores que se tornarão os cotistas do fundo após a compra. Os rendimentos do fundo serão pagos aos cotistas do fundo mensalmente.   Esses rendimentos distribuídos são isentos de IR para os cotistas. Caso o cotista venda as suas cotas com ganho de capital, esse ganho será tributado pelo IR com uma alíquota de 20%. Lembrando que os ativos do fundo não pertencem aos cotistas, mas ao próprio fundo. Existem 5 principais tipos de fundos imobiliários:


1) Fundos de renda de aluguel: nesse os gestores do fundo compram os imóveis e os alugam para outras empresas;


2) Fundos de investimento em títulos imobiliários: são conhecidos no mercado como “fundos de papel” por investirem em títulos de renda fixa lastreados em imóveis, como o LCI e o CRI;


3) Fundos de desenvolvimento: são fundos que investem em imóveis desde o início do empreendimento e aguardam o tempo de maturação para obter o rendimento;


4) Fundo de compra e venda: neste fundo o gestor tem a discricionariedade de comprar um imóvel e depois vendê-lo. É uma boa alternativa para quem gosta de especulação imobiliária;


5) Fundo de fundos: basicamente, são fundos que aplicam a maior parte de seus recursos em cotas de outros fundos imobiliários.       

   

  Os fundos imobiliários, por terem cotas lastreadas em imóveis, têm um risco menor do que as ações e, consequentemente, um retorno menor. São apropriados para o recebimento de renda passiva e para a diversificação da carteira.     

 Se você deseja aprender a investir em fundos imobiliários, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário