sábado, 20 de fevereiro de 2021

Você negocia o seu aluguel?

 



Olá pessoal,

 

  Com certeza vocês que moram de aluguel sentiram o impacto do reajuste nesses últimos 12 meses, não é mesmo? Isso se deve ao fato do IGP-M, que é o índice inflacionário comumente utilizado nos reajustes dos aluguéis, ter pipocado em 25% no período (fonte). Inclusive já havia comentado a respeito dessa alta do IGP-M neste artigo aqui. Mas vocês sabiam que não é obrigatório reajustar os contratos de aluguéis por esse índice? Vou explicar.             

  Utilizar o IGP-M como o índice de reajuste dos aluguéis tornou-se uma prática costumeira no nosso país. Porém, o inquilino pode negociar o reajuste do aluguel com o proprietário, inclusive pedindo a substituição do índice de reajuste, que poderá ser o IPCA ou o INCC. Em casos atípicos, como a pandemia da covid-19, onde a taxa de desemprego aumentou bastante, torna-se imperioso flexibilizar a cláusula de reajuste dos contratos em geral, não apenas de aluguéis. É preferível ao proprietário ceder mais na negociação do que exigir exatamente o que está previsto na cláusula. Justamente para não deixar o imóvel vago e ter que assumir as obrigações enquanto não consegue outro inquilino.              

  Saber negociar de um modo geral já é importante e saber negociar o aluguel, que representa um grande peso no orçamento familiar, é mais importante ainda. Cada reajuste a menor ao longo de vários anos pode representar um passo a mais na realização de um sonho no futuro, podendo esse sonho ser inclusive a aquisição da casa própria.

  Uma dica valiosa que eu posso dar é sempre honrar o aluguel e todas as outras obrigações contratuais em dia, faça chuva ou faça sol. Realizar benfeitorias no imóvel de forma justa e transparente também é importante. Ao proceder dessa forma, o proprietário perceberá que você é um parceiro e com certeza será muito justo com você nas negociações.            

  Se você deseja entender melhor sobre investimento em imóveis físicos, negociação de aluguéis e índices de inflação, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário