quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Estratégia inteligente com imóveis

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo de hoje eu gostaria de falar para aqueles investidores que preferem investir apenas em imóveis físicos. Quem já me acompanha aqui no blog há mais tempo sabe que eu sou um crítico ferrenho do risco de liquidez dos imóveis físicos. Porém, existe uma estratégia inteligente que a maioria dos investidores não conhece.          

  Para aqueles que já possuem um patrimônio na casa das dezenas de milhões de reais e estão mergulhados no mercado imobiliário, é possível construir um patrimônio robusto e rentável com essa estratégia. Com certeza eles já a conhecem, haja vista o conhecimento adquirido e a capacidade financeira para contratar uma assessoria especializada. Resumidamente, trata-se de uma estratégia de elisão fiscal (economia de impostos) com alavancagem patrimonial.

  O investidor deve abrir uma empresa de exploração comercial de imóveis para pagar menos impostos. Após isso, ele pode hipotecar total ou parcialmente esses imóveis para adquirir outros imóveis para exploração. O grande “pulo do gato” está em justamente conseguir uma hipoteca com custo efetivo total (juros bancários + emolumentos cartoriais) menor do que a taxa de rentabilidade auferida pela empresa. No Brasil isso não é tarefa fácil, haja vista sermos o 2º no ranking mundial de spread bancário (fonte). É necessário gastar muita “sola de sapato” e muita lábia para conseguir uma taxa atrativa. O investidor também tem a opção de dar mais garantias aos credores da hipoteca para baixar o custo efetivo total.

  Mesmo que aqueles investidores que ainda não tenham alcançado a zona de arrebentação (dezenas de milhões) continuem preferindo o ramo de imóveis físicos, sugiro formar uma reserva de emergência de no mínimo 12 meses e uma reserva suplementar de renda fixa correspondente a no mínimo 25% do seu patrimônio total. A reserva de emergência deve ser obrigatoriamente apartada do patrimônio. Ela é contabilizada por fora. Obviamente que cada caso é um caso, mas a regra geral é essa.          

    Se você deseja construir um patrimônio imobiliário de forma segura e rentável, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário