domingo, 15 de novembro de 2020

A corrida dos ratos!

 



Olá pessoal,

 

  Acredito que vocês já tenham assistido o vídeo da corrida dos ratos. Caso contrário, assistam até o final e reflitam a respeito da mensagem que ele tenta transmitir. Eu sei que muitos podem acha-lo uma bobagem, fruto de uma mente avessa ao capitalismo e ao estilo de vida moderno presentes na nossa civilização. Mas se você prestar bem atenção ao vídeo, verá que a mensagem é bem pertinente, corroborando fatos que ocorrem corriqueiramente no mundo atual. Senão, vejamos.                    

  Devemos reconhecer que nas últimas décadas houve uma explosão no consumo de álcool, drogas ilícitas e antidepressivos, e no número de suicídios. Os motivos que desencadearam esse cenário nefasto são diversos, mas com certeza podemos destacar os problemas financeiros. Afinal, somos bombardeados diariamente por propagandas apelativas, fomentando o consumo desenfreado entre as pessoas. Problemas psicológicos e psiquiátricos também podem causar atitudes que levam a problemas financeiros, como vocês podem ver nessa matéria do site Valor Investe. Esse tipo de problema é decorrente de uma coisa chamada falta de educação financeira. É isso mesmo que você leu, falta de educação financeira. Dinheiro pode se tornar um santo remédio quando você sabe administrá-lo com sabedoria. Mas para isso é necessário que você modifique o seu mindset (mentalidade), renovando as suas crenças em relação ao dinheiro e às prioridades da sua vida. Aprenda a dar valor às coisas simples que realmente importam na sua vida, como passar mais tempo com os seus filhos e visitar os seus pais idosos. Isso não tem preço. A vida não precisa se resumir a pagar boleto bancário. É como diz aquela frase do filme Clube da Luta: “Trabalhamos em empregos que odiamos, para comprar porcarias que não precisamos para impressionar pessoas que não se importam conosco”. É mais do que normal trabalharmos em empregos que não gostamos, afinal precisamos sobreviver. Mas não precisamos comprar coisas que não precisamos para impressionar pessoas que não dão importância ao que nós temos.               

  Criar o hábito de poupar e investir de maneira correta pode operar milagres na sua vida no longo prazo. Procure adquirir conhecimento. Torne-se um autodidata. Isso vai te levar à riqueza. Não viva toda a sua vida sendo um mero pagador de contas. Dê um significado maior à sua vida!    

   

Abraços,

Seja Independente 


2 comentários: