quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Você sabe negociar?

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei sobre um hábito que é muito importante para o aumento da nossa poupança, que é o hábito de negociar, pedir desconto no ato da compra de um bem ou serviço. Eu sei que a maioria das pessoas não dá importância a isso ou até mesmo sente vergonha. Vou explicar para vocês que não há motivo para ser assim, comprar sem ao menos negociar. Também vou explicar como se deve negociar/pedir desconto.                                                 

  Primeiramente, vocês devem entender que o desconto conseguido por você na compra de um bem ou serviço é uma semente a mais para plantar e colher os frutos no futuro, por mais insignificante que seja. Lembre-se sempre do efeito dos juros compostos, que são a mola propulsora da construção do seu patrimônio. Você pode não sentir nenhuma diferença na sua vida no curto prazo. Mas quando você consegue vários descontos ao longo da sua vida, poupa essas diferenças e as investe com sabedoria, um verdadeiro milagre pode acontecer em sua vida no futuro.          

  Você deve estar pensando agora: “Ok Pedro, eu já entendi. Mas ainda não vejo como isso pode fazer realmente alguma diferença no meu patrimônio. Afinal, como devo negociar para conseguir algo relevante?”. Uma técnica que eu utilizo muito e que pode surtir algum efeito no longo prazo é ter uma taxa de referência para chegar ao valor que eu desejo gastar naquela compra. Uma boa taxa de referência é a própria Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia. Por exemplo, vamos supor que você deseja comprar um bem ou serviço no valor de R$1.000,00. O vendedor lhe dá 2 opções de pagamento: 1) 12x de R$83,33 sem juros; ou 2) à vista no cartão de crédito ou boleto, com 5% de desconto. Qual das 2 opções você escolheria? Eu escolheria a opção (2), pois ele permite parcelar em 12x sem alterar o valor, enquanto que à vista ele me dá 5% de desconto, que é uma taxa de desconto maior do que a Taxa Selic atual, 2% ao ano (fonte). Em outras palavras, se eu aplicar esses R$1.000,00 no título Tesouro Selic a 2% a.a., eu vou ter auferido de juros após 1 ano de aplicação pouco menos de R$20,00, enquanto que pagando à vista eu terei R$50,00 poupados e livres para investir. Pegue, por exemplo, o Kindle Paperwhite da Amazon que estou vendendo no meu blog (ver imagem abaixo). É o mesmo caso do exemplo citado anteriormente. É melhor pagar à vista e poupar logo de cara R$20,00.             




  Viu como é simples? Obviamente que comprar um produto na internet é mais cômodo para analisar a forma de pagamento do que na loja física com um vendedor que é treinado para negociar. Quando for comprar um produto muito caro, leve uma calculadora financeira HP e tenha uma taxa de referência em mente, que não precisa ser necessariamente a Taxa Selic. A taxa de referência que você for usar vai depender muito do tipo de produto. Se você for comprar um imóvel ou um carro, você pode consultar previamente a TJLP (taxa de juros de longo prazo), que é mais alta do que a Selic. Se você for comprar passagens aéreas, você pode usar a Selic ou o CDI, por exemplo.

  Portanto, quando você for comprar, pergunte: “Posso parcelar no cartão? Se eu pagar em dinheiro tem desconto?”. Se for uma compra grande, se cerque de todas as condições de pagamento e taxas de referência, e conheça todas as fórmulas de matemática financeira para fazer os cálculos necessários. Ah e antes que eu me esqueça: não ter vergonha de negociar na frente dos outros talvez seja o mais importante. Se alguém lhe criticar, responda: “Estou poupando para o meu eu do futuro e para ajudar as pessoas”.

 

             

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário