domingo, 8 de novembro de 2020

Sobre o Day Trade

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei sobre um assunto espinhoso que veio à tona na mídia nesta última semana com um fato ocorrido no mercado financeiro nacional e uma matéria publicada na revista VEJA: a estratégia Day Trade. Para saber a respeito do fato ocorrido, (leia aqui). Para ler a matéria, (leia aqui). Ah, e antes que eu me esqueça, também foi publicada uma matéria sobre o Day Trade na revista Você S/A recentemente (leia aqui).                  

  Você deve estar pensando agora: “Poxa Pedro, você quer mesmo que eu leia todas essas matérias antes de continuar a leitura do seu artigo?” E eu respondo: Sim Senhor! Você deve ler todas essas matérias para que abra os seus olhos para o que eu vou escrever: NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA ENRIQUECER DO DIA PARA A NOITE NA BOLSA DE VALORES. Não existe nenhuma garantia de rentabilidade futura em qualquer estratégia de investimentos no mercado financeiro. Se algum digital influencer no Youtube aparece em algum anúncio prometendo rentabilidade muito acima da média do mercado, pule sem pensar 2x. Procure controlar a sua ganância e não se iluda com esse marketing agressivo, com os vendedores dos cursos ostentando carros esportivos, roupas de grife, joias, etc. É por causa deles que o mercado financeiro é tido como algo perigoso e com o qual as pessoas devem se afastar para não serem lesadas. Esse cuidado que nós devemos ter vale não apenas para o Day Trade, mas também para outros tipos de promessas de ganhos fáceis, como as pirâmides financeiras (leia esse artigo).    

  Mas afinal, o que é Day Trade? Day Trade é uma estratégia em que o investidor compra e vende um ativo no mesmo dia. É basicamente isso. Esse ativo pode ser uma ação ou um derivativo. É uma estratégia especulativa, semelhante ao cassino. Eu, particularmente, não gosto desse tipo de estratégia, mas não tenho nada contra quem a adota e quem vende cursos de estratégias especulativas. Eu até conheço pessoas que são traders profissionais e vendem cursos, mas com a diferença de que elas não prometem ganhos fáceis tentando iludir as pessoas ingênuas. Elas alertam os clientes a respeito dos riscos envolvidos. Todos eles são registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), portanto, são fiscalizados constantemente. Muitos traders vendedores de cursos nem são registrados na CVM. Muito menos os fundos de investimentos abertos por eles.      

  Os brasileiros devem entender de uma vez por todas que investir através da Bolsa de Valores é comprar pequenas frações do capital social de uma empresa de grande porte com alcance nacional, ou seja, adquirir micro participações societárias das maiores empresas do país. Como também adquirir cotas de exploração comercial dos imóveis mais valorizados do país (fundos imobiliários). Para entender melhor a respeito, leia o meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE. O Day Trade é uma estratégia utilizada na Bolsa para auferir ganhos no curtíssimo prazo, mas que enriquece apenas no longuíssimo prazo, assim como a estratégia Buy and Hold (adotada por mim) e todas as outras estratégias que venham a surgir futuramente, inclusive as especulativas. Eu continuo adotando a minha estratégia, pois com ela eu me torno sócio das empresas, investindo de uma forma indireta na economia real do país, e não especulando. Para especular prefiro o cassino!         

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário