sábado, 21 de novembro de 2020

Initial Public Offering (IPO)

 

IPO da Vivara em Outubro de 2019


Olá pessoal,

 

  Acredito que vocês já devem ter ouvido falar nessa sigla, não é mesmo? IPO significa Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial. “Mas é oferta de que exatamente?”, perguntaria você. Oferta de ações da companhia, meu caro colega. Imagine que você tem uma empresa, digamos, um restaurante. No futuro, você pode expandir a sua rede de restaurantes através de uma injeção massiva de capital, ofertando total ou parcialmente as ações da empresa para terceiros na bolsa de valores, ou seja, você financia a sua empresa captando investidores no mercado.                             

  Existem 2 formas principais de uma empresa se financiar: tomando um empréstimo bancário, que dependendo do montante e dos juros cobrados, pode se tornar inviável; e ofertando as suas ações na bolsa de valores, vendendo-as para o público em geral por um preço que compense os custos com a subscrição do capital (underwriting). Quando a empresa faz a oferta inicial das suas ações para o público em geral (bolsa de valores), ela capta recursos que irão direto para os seus cofres no chamado Mercado Primário. Após isso, os investidores detentores das ações da empresa podem vendê-las para outros investidores no chamado Mercado Secundário. Esse Mercado existe justamente para dar liquidez às ações das empresas negociadas nas bolsas de valores.         

  Eu, particularmente, não acho uma boa ideia comprar ações em IPO (Mercado Primário), pois como a companhia é novata na bolsa de valores, você não tem acesso ao histórico da empresa para fazer a sua análise e, na maioria das vezes, o preço da ação da companhia no IPO é superestimado. Resumindo, investir no Mercado Primário pode se tornar mais arriscado.        

  Observamos recentemente algumas empresas abrindo o seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo [B³], como foram os casos da Petz, Pague Menos, Moura Dubeux, Estapar e Grupo Mateus. Esse movimento é muito importante para a economia nacional e deve ser comemorado pelos investidores em geral. Mesmo que você não invista na empresa no seu IPO, você terá no futuro mais uma opção de ação para investir no Mercado Secundário. E isso é maravilhoso!

               

Abraços,

Seja Independente 



Nenhum comentário:

Postar um comentário