quarta-feira, 11 de novembro de 2020

“Se eu aplicar R$10 mil na Bolsa, eu vou ganhar quanto?”.

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei sobre uma pergunta recorrente que eu ouço e que vários investidores com certeza ouvem de familiares e amigos próximos que não investem e carecem de educação financeira: “Fulano, se eu investir X reais na Bolsa, eu vou ganhar quanto?”. Quem nunca ouviu algo similar que atire a primeira pedra. Esse tipo de pergunta é uma prova incontestável da nossa falta de educação financeira, da nossa dificuldade em gerenciar as nossas próprias finanças. Mas isso não é culpa da pessoa em si, pois se trata de uma herança cultural que foi herdada por nós cidadãos brasileiros do século 21. Eu mesmo, assim como tantos outros, carecia de educação financeira até poucos anos atrás. Vou explicar porque você não deve fazer esse tipo de pergunta na próxima conversa sobre investimentos.                    

  A 1º regra básica para iniciar um plano de investimentos é entender que existem 3 elementos básicos que alicerçam qualquer tomada de decisão de investimento: liquidez, segurança e rentabilidade. Já falei sobre isso nesse artigo de setembro de 2019. Muitos brasileiros ainda acham que a rentabilidade é o único fator que interessa quando se trata de investimento. Mas isso está errado. Qualquer investimento precisa ter também o mínimo de segurança e o mínimo de liquidez. Caso contrário, você estará assumindo um risco demasiadamente alto com um dinheiro que talvez você possa precisar futuramente. Lembre-se sempre que o futuro é incerto e o seu cobertor poderá ficar curto em um dia muito frio.     

  A 2º regra é, após compreender perfeitamente a 1º regra, iniciar o seu plano ou estratégia de investimentos com base no seu perfil de risco e nos seus objetivos. É muito importante que o investidor se conheça e saiba de fato quais são os seus objetivos. Se você é uma pessoa com perfil conservador, não gosta tanto de poupar e não abre mão de suprir todas as necessidades de lazer na sua vida, você certamente deverá prezar pela liquidez em seus investimentos. Já se você é uma pessoa com perfil moderado ou arrojado e almeja ter uma tranquilidade financeira no futuro acima de qualquer coisa, você certamente deverá prezar pela rentabilidade e pela segurança. Mas independente de qual seja o seu perfil e os seus objetivos, tenha sempre um bom colchão financeiro para lhe amparar em momentos de dificuldade.     

  Portanto, na próxima roda de conversa sobre investimentos, reformule sua pergunta. Ao invés de perguntar “Quanto eu ganho?”, pergunte “Conseguirei alcançar os meus objetivos seguindo determinada estratégia de investimentos?”, ou “Será que ficarei à vontade vendo o meu dinheiro rendendo/o meu patrimônio crescendo dessa forma?”, ou “Poderei obter determinada rentabilidade com o meu perfil de risco e o prazo que eu tenho para alcançar os meus objetivos?”. Lembre-se sempre que, como em qualquer coisa na vida, para obter as respostas certas você precisará fazer as perguntas certas.            

 

Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário