sábado, 14 de novembro de 2020

Devo cortar o cafezinho?

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei sobre um mito que ainda persiste entre alguns brasileiros no tocante ao corte de algumas despesas para aumentar a poupança: a de que é necessário cortar os gastos com lazer, incluindo o famoso cafezinho, para aumentar a poupança necessária para investir e realizar os seus sonhos. Vou explicar para vocês que não há necessidade de cortar esse tipo de gasto. Você deve aprender a controla-los.                     

  Se você é uma pessoa que tem dificuldade de poupar e controlar os seus gastos, mas quer começar a investir para atingir os seus objetivos, você deve antes de qualquer coisa criar um orçamento de gastos mensais, identificando a natureza do gasto. Essa é a tarefinha de casa do jardim de infância. Pode parecer algo muito básico, mas muitos não fazem por pura preguiça, acreditem. Nesse orçamento, você identificará os gastos com lazer e estipulará para ele um teto. Esse teto não poderá ser ultrapassado em hipótese alguma. Caso você seja uma pessoa refinada, que gosta de bons restaurantes, de viagens internacionais e de bons drinques, você pode diminuir a frequência desse tipo de consumo ou manter a frequência diminuindo o teto de outros tipos de gastos, como transporte e moradia, por exemplo. Lembre-se sempre que o seu orçamento deve caber dentro da sua renda mensal para que você poupar e investir mensalmente.         

  Você não precisa se privar do seu lazer para começar a investir. Coma o seu japonês ou o seu fast food todo mês, tome aquele seu cafezinho gourmet com a sua confraria toda semana, vá à praia com a sua família tomar aquele chopp gelado com camarão empanado no molho rosé todo mês, enfim, tudo aquilo que te dá prazer. O grande segredo é você ter o equilíbrio necessário para viver bem e alcançar os seus objetivos no futuro. Caso você tenha muita dificuldade em se controlar no tocante ao seu lazer a ponto de sabotar todo o seu planejamento financeiro, sugiro você revisar os seus objetivos ou aumentar a sua renda mensal. Você decide!    

 

Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário