quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Fale a verdade: você ainda cai em golpe de pirâmide financeira?


Olá pessoal,

 

  Vou falar hoje sobre os golpes aplicados pelas pirâmides financeiras. Ainda caem nesses golpes? Primeiramente, quero lembrar a todos que o simples fato de você ter caído em um golpe como esse não significa dizer que você necessariamente é menos inteligente, ingênuo, ou qualquer outro adjetivo depreciativo que você queira dar. Esse fenômeno social é fruto de uma mistura de ganância com falta de educação financeira presente na nossa sociedade. E os cabeças desses esquemas sabem muito bem disso.  

  Quantas vezes não já vimos propagandas desses esquemas nas mídias sociais tentando fisgar as vítimas? São muitos não é mesmo? E qual é a mensagem padrão que aparece em todas elas que fazem florescer a ganância nas pessoas? “Obtenha retorno garantido de até tantos por cento ao dia e fique rico”. Geralmente essas pirâmides prometem retornos diários totalmente irreais de 5 a 10% ao dia, por exemplo, e convencem as vítimas de que não há risco. O problema é que não existe nenhum investimento no mundo que “garanta” uma rentabilidade diária tão grande durante certo intervalo de tempo. Se as pessoas tivessem uma noção clara de como funcionam os juros compostos nos investimentos, elas não dariam atenção para as propagandas dessas pirâmides nem por um segundo sequer. Ora, se uma pessoa investir 10 mil reais num esquema desse tipo hoje a uma taxa de “apenas” 1% ao dia, e for resgatar em 06/08/2025, ela será tranquilamente a pessoa mais rica do mundo, sem fazer esforço. Qualquer pessoa que saiba calcular juros compostos sabe que isso é insustentável até para um período considerado curto.        

  Não existe ganho fácil no mundo dos investimentos. O que existe é estudo, disciplina e paciência. E uma pitada de sorte. Portanto, para que você que já caiu num esquema de pirâmide não caia mais, procure primeiramente saber se aquele investimento é registrado e fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é a autarquia federal responsável pela fiscalização do mercado financeiro. E segundo, procure estudar os juros compostos e as diferentes formas de se calculá-lo, para que você possa distinguir o que é realidade e o que é ilusão.   

 

 Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário