Olá pessoal,
Hoje eu vou falar sobre um livro que li e ainda leio em formato Pdf (não
costumo ler livros dessa forma) e conta com detalhes a estratégia que foi e
ainda continua sendo usada pelo megainvestidor Warren Buffett (já o citei e falei
sobre ele em vários artigos, ver
aqui, ver
aqui, ver
aqui e ver
aqui) para investir nas melhores ações e se tornar o investidor mais famoso
de todos os tempos. A autora Mary Buffett foi nora dele durante 12 anos e
enquanto visitava a casa da família em Omaha observava um pequeno grupo de
estudantes que pesquisavam a sabedoria do mestre e que se autodenominavam “buffettologistas”
e o de maior sucesso foi o outro autor deste livro, David Clark. Mas no que
consiste essa estratégia? O leitor irá perceber que não há muito mistério.
A estratégia adotada por ele é muito simples. Consiste basicamente em
analisar minuciosamente as demonstrações financeiras da empresa e com essa
análise tentar descobrir se a empresa possui o que ele chama de “vantagem
competitiva durável ou de longo prazo”. Para vocês terem uma ideia do quão
importante é para ele e para os autores essa “vantagem competitiva”, o referido
termo é citado no livro 199 vezes. Mas do que se trata essa vantagem
competitiva? Trata-se de uma vantagem ou vantagens que são suficientes para
barrar ameaças de concorrentes no longo prazo através da consolidação de uma
marca própria ou de um modelo de negócio difícil de ser replicado. É por isso
que Warren Buffett investiu ao longo de décadas na Coca-Cola, Procter&Gamble,
American Express, Moody’s, Goldman Sachs e várias outras. O megainvestidor
gosta de fazer uma analogia com um castelo medieval que cava um fosso ao seu
redor para impedir o ataque de invasores. Esse fosso seria exatamente essa
barreira que impede a entrada de concorrentes no setor em que atuam essas
empresas, repelindo ameaças de quebra do monopólio ou oligopólio (no caso de
mais de uma empresa). No Brasil vimos o caso da administradora de meios de
pagamento Cielo perder essa liderança após a entrada de vários concorrentes no
setor. Ela ainda é líder do mercado, é verdade. Mas quem sabe analisar o minimamente
possível uma demonstração financeira sabe que ela está perdendo mercado a cada
ano que passa, e para não perder ainda mais precisa sacrificar as suas margens
de lucro, diminuindo o retorno e a distribuição de rendimento para os seus
acionistas. O serviço prestado pela Cielo virou uma commodity (ver
aqui), e sendo assim, perdeu a sua “vantagem competitiva durável”.
Ao longo da leitura do livro o leitor irá entender como se deve analisar
as demonstrações financeiras para descobrir empresas com vantagem competitiva
durável, como se fosse um trabalho de garimpagem numa mina de ouro. E o leitor
irá perceber a importância de entender contabilidade para realizar tal
atividade. Mas não há necessidade nenhuma de se graduar na universidade e se
tornar um profissional da área. Basta fazer um curso, ler livros e o mais
importante: ter muita vontade de aprender!
Abraços,
Seja Independente
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