terça-feira, 7 de abril de 2020

Livro Warren Buffett e a análise de balanços, dos autores Mary Buffett e David Clark




Olá pessoal,
                            
  Hoje eu vou falar sobre um livro que li e ainda leio em formato Pdf (não costumo ler livros dessa forma) e conta com detalhes a estratégia que foi e ainda continua sendo usada pelo megainvestidor Warren Buffett (já o citei e falei sobre ele em vários artigos, ver aqui, ver aqui, ver aqui e ver aqui) para investir nas melhores ações e se tornar o investidor mais famoso de todos os tempos. A autora Mary Buffett foi nora dele durante 12 anos e enquanto visitava a casa da família em Omaha observava um pequeno grupo de estudantes que pesquisavam a sabedoria do mestre e que se autodenominavam “buffettologistas” e o de maior sucesso foi o outro autor deste livro, David Clark. Mas no que consiste essa estratégia? O leitor irá perceber que não há muito mistério.
  A estratégia adotada por ele é muito simples. Consiste basicamente em analisar minuciosamente as demonstrações financeiras da empresa e com essa análise tentar descobrir se a empresa possui o que ele chama de “vantagem competitiva durável ou de longo prazo”. Para vocês terem uma ideia do quão importante é para ele e para os autores essa “vantagem competitiva”, o referido termo é citado no livro 199 vezes. Mas do que se trata essa vantagem competitiva? Trata-se de uma vantagem ou vantagens que são suficientes para barrar ameaças de concorrentes no longo prazo através da consolidação de uma marca própria ou de um modelo de negócio difícil de ser replicado. É por isso que Warren Buffett investiu ao longo de décadas na Coca-Cola, Procter&Gamble, American Express, Moody’s, Goldman Sachs e várias outras. O megainvestidor gosta de fazer uma analogia com um castelo medieval que cava um fosso ao seu redor para impedir o ataque de invasores. Esse fosso seria exatamente essa barreira que impede a entrada de concorrentes no setor em que atuam essas empresas, repelindo ameaças de quebra do monopólio ou oligopólio (no caso de mais de uma empresa). No Brasil vimos o caso da administradora de meios de pagamento Cielo perder essa liderança após a entrada de vários concorrentes no setor. Ela ainda é líder do mercado, é verdade. Mas quem sabe analisar o minimamente possível uma demonstração financeira sabe que ela está perdendo mercado a cada ano que passa, e para não perder ainda mais precisa sacrificar as suas margens de lucro, diminuindo o retorno e a distribuição de rendimento para os seus acionistas. O serviço prestado pela Cielo virou uma commodity (ver aqui), e sendo assim, perdeu a sua “vantagem competitiva durável”.


  Ao longo da leitura do livro o leitor irá entender como se deve analisar as demonstrações financeiras para descobrir empresas com vantagem competitiva durável, como se fosse um trabalho de garimpagem numa mina de ouro. E o leitor irá perceber a importância de entender contabilidade para realizar tal atividade. Mas não há necessidade nenhuma de se graduar na universidade e se tornar um profissional da área. Basta fazer um curso, ler livros e o mais importante: ter muita vontade de aprender!           

Abraços,
Seja Independente

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