quarta-feira, 29 de abril de 2020

Previdência Social


Olá pessoal,                                                                                                                                                                   
                            
  Hoje eu vou desmistificar o mito que mais prevalece no nosso país em relação à aposentadoria e investimentos, que é o de que a Previdência Social é e sempre será sustentável, aconteça o que acontecer, e que ela é suficiente para a aposentadoria.  
 Quanto à sustentabilidade, o leitor deve saber que existe uma pequena possibilidade, mesmo que remota, do governo congelar as aposentadorias por tempo indeterminado, ou seja, pagar as aposentadorias sem dar reajuste a todos os aposentados de forma equânime por até vários anos. Quem já tem uma certa idade com certeza se recorda do Plano Collor, onde o Presidente da República Fernando Collor de Melo, que mais tarde viria a sofrer um impeachment, congelou as contas correntes e as cadernetas de poupança por 18 meses. Imaginem uma medida como essa sendo tomada nos dias de hoje em nosso país. Seria terrível não é mesmo? Crises econômicas sempre aparecem em qualquer época e em qualquer lugar do mundo e medidas draconianas como essa podem voltar a acontecer.
  Mas aí o leitor deve pensar: “tudo bem, por mim não tem problema receber a minha aposentadoria sem ter reajuste por vários anos”. E é aqui que mora o problema. Enquanto o congelamento perdurar, o poder de compra da sua aposentadoria diminuirá gradativamente, mesmo que seja em um período de deflação ou baixa inflação. Mas o leitor ainda deve estar se perguntando: “Mas por que você acha que isso poderá acontecer com as nossas aposentadorias?”. Quem é minimamente informado sabe que houve recentemente em nosso país uma reforma previdenciária com uma previsão de economia na casa dos trilhões de reais em décadas. E por qual motivo fizeram essa reforma? Simples: a Previdência Social está se tornando cada vez mais insustentável. Mas fiquem sabendo que essa insustentabilidade previdenciária não é um problema exclusivamente brasileiro. Vários outros países ao redor do mundo estão enfrentando a mesma dificuldade e se vendo obrigados a reformarem também os seus sistemas de previdência social. E o principal motivo para tamanha dificuldade se deve às pressões demográficas na maioria dos países, ou seja, as populações de idosos estão aumentando sensivelmente. No caso específico do Brasil, estima-se que em 2050 a população de 60 anos ou mais será de 68 milhões de habitantes, conforme o gráfico abaixo.



  E ainda existem estudos do governo e de alguns economistas que apontam para a necessidade de reformar a nossa Previdência Social novamente em menos de uma década, justamente pelo fato de que os brasileiros estão vivendo mais e as famílias estão tendo menos filhos. Com isso, menos jovens entrarão no mercado de trabalho e mais idosos viverão mais tempo precisando da aposentadoria para sobreviver. A conta não vai fechar.  
  Quanto à suficiência para a aposentadoria, é do conhecimento de todos que o cálculo do valor das aposentadorias baseia-se na média salarial de todo o período contributivo, ou seja, boa parte do total contribuído para a Previdência Social não retorna para o trabalhador na aposentadoria. Isto ocorre pelo fato da Previdência Social funcionar pelo regime de repartição, onde a arrecadação se dá pela cobrança de contribuição das pessoas que estão em atividade para o financiamento das aposentadorias daqueles que já estão aposentados. Para vocês terem uma ideia, a única forma de se aposentar com o teto da Previdência Social é contribuir com 14% (após a reforma) do valor do teto durante 40 anos, além de ter a idade mínima e o tempo de contribuição suficiente para se aposentar com o valor máximo. Acredito que isso seja para poucos brasileiros e, convenhamos você não vai querer aguardar tanto tempo para se aposentar com uma boa aposentadoria.
  Perceba, meu caro leitor, que a sua contribuição previdenciária tem uma natureza de imposto, pois ele é obrigatório – para quem é empregado com carteira assinada ou é funcionário público – e destinado ao financiamento das aposentadorias vigentes. Apenas uma parte do que você contribuiu voltará para você no futuro. Procure contar com a Previdência Social para lhe amparar em casos de doença, acidente e maternidade e para ajudar financeiramente aquelas pessoas que você ama. Mas não conte integralmente com ela para a sua aposentadoria. Combinado?

Abraços,
Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário