sábado, 16 de janeiro de 2021

Ainda está com todo o dinheiro aplicado na Caderneta de Poupança?

 



Olá pessoal,

 

  Meus caros leitores, não é possível que alguns de vocês ainda tenham todo o dinheiro aplicado na Caderneta de Poupança, pela hóstia sagrada! Já publiquei alguns artigos falando a respeito dela (ver aqui) e (ver aqui). Vocês estão perdendo dinheiro para a inflação e definitivamente vocês não irão atingir nenhuma meta financeira aplicando todo o dinheiro poupado nele.                                   

  Conforme eu havia explicado no meu E-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, na década de 80, o Brasil sofreu amargamente com a hiperinflação e sendo assim as taxas de juros eram altíssimas e, consequentemente, todas as modalidades de investimento em renda fixa eram reajustadas diariamente, incluindo a Caderneta de Poupança. Com isso, quem aplicava na Caderneta se sentia seguro e conseguia obter um rendimento real expressivo. Mas devido à espiral hiperinflacionária da época, muitos aplicadores da Caderneta tiveram sérias perdas após o congelamento de todas as cadernetas de poupança determinado pelo Plano Collor. Mas mesmo assim a Caderneta de Poupança caiu no gosto do brasileiro e continua sendo popular até hoje.

  Na verdade, o verdadeiro motivo de tamanha popularidade se deve mesmo à nossa falta de educação financeira, pois a Caderneta de Poupança hoje em dia rende bem abaixo da inflação, talvez até menos do que o FGTS que rende 3% ao ano. A única serventia que ela poderia ter atualmente seria a constituição de uma reserva de emergência de curtíssimo prazo com liquidez imediata. Mas jamais para constituir um patrimônio. Essa rentabilidade pífia da Caderneta se deve ao fato do governo ter decretado em 2012 que o rendimento dela estaria atrelado a Taxa Selic.    

  Além dessa mudança em 2012, é importante ressaltar que desde 2017 o Banco Central do Brasil vem reduzido a Taxa Selic para patamares nunca antes vistos no nosso país, mantendo as expectativas dos agentes de mercado de que a Caderneta continuará rendendo abaixo da inflação e até do FGTS por mais tempo.

  A remuneração dos depósitos da Caderneta de Poupança é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento. Esse período é o mês corrido, a partir da data de aniversário da conta de depósito aberta. Essa data de aniversário é o dia do mês de sua abertura. Considera-se a data de aniversário das contas abertas nos dias 29, 30 e 31 como o dia 1º do mês seguinte. Portanto, caso o titular da conta resgate todo o saldo aplicado antes de completar o mês corrido, esse saldo não é remunerado e com isso o titular resgata o mesmo valor que havia aplicado, sem os juros.

  Para que o leitor possa entender melhor, vou explicar de outra forma: a Caderneta de Poupança é um investimento com liquidez diária, mas sem rentabilidade diária. O titular da conta pode resgatá-la a qualquer momento, mas sem a remuneração do saldo que ainda não tenha completado um mês corrido. Com certeza, é uma desvantagem que deve ser levada em consideração pelo investidor, apesar de não sofrer a incidência do imposto de renda sobre os rendimentos e contar com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em caso de falência da instituição financeira responsável pela conta.                                      

  E aí caro leitor, vai continuar depositando todas as suas economias na Caderneta de Poupança? Vai continuar investindo através dos bancos tradicionais que estão pouco se lixando para você? Se você deseja aprender a investir, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário