sábado, 15 de agosto de 2020

Não fique tão abarrotado de ouro agora!

 


Olá pessoal,

 

  Acredito que alguns de vocês tenham visto no noticiário especializado que o megainvestidor Warren Buffett adicionou a mineradora líder mundial Barrick Gold Corp. ao portfólio de sua holding Berkshire Hathaway (fonte). Logo ele que criticou tanto o investimento em metais preciosos no passado pelo fato deles não serem ativos geradores de caixa, como uma fazenda ou uma companhia. É esse tipo de notícia que mais causa distorções no mercado pelo fato de influenciar muitos investidores ao redor do mundo, e isso é ruim. Vou explicar.

  Muitos investidores ainda investem de forma errada, não sabem definir uma estratégia alinhada com os seus objetivos e não dão importância aos estudos na área, e ao ver uma notícia como essa, começam a investir de forma desesperada em ouro e criptomoedas com medo de um suposto “tsunami hiperinflacionário” surgir em breve no mundo. Alguns podem chegar a inflar demasiadamente a alocação em reserva de valor na carteira, podendo chegar a algo em torno de 5 a 10% do total da carteira. Olha que loucura, o indivíduo começou a investir faz pouco tempo, tem cerca de R$50 mil investidos e desse total tem R$5 mil investidos em metais preciosos e/ou criptomoedas. Com uma posição tão expressiva assim na carteira, eu pergunto a esse investidor: “Você sabe a hora de entrar e a hora de sair nesse tipo de investimento? Sabe por quanto tempo pretende manter esse tipo de investimento na carteira? Sabe o potencial de impacto deles na carteira caso venham a perder valor?”. O investidor precisa conhecer a fundo a reserva de valor antes de se posicionar nela para não perder rentabilidade no longo prazo.

  Não sou gestor de fundos de investimentos, mas eu tenho uma ideia razoável de qual seria a melhor tática de alocação em reservas de valores. Eu até já falei nisso em outro artigo (ver aqui). Para quem ainda não conseguiu atingir milhões de reais (pode ser em dólares se preferir) em carteira de investimentos, sugiro alocar um percentual entre 0,1 e 1% em reservas de valores para se proteger em momentos de incerteza. Lembrando que existem diversas formas de investir nessas reservas.       

  Antes de você decidir se abarrotar de reservas de valores, é necessário que vocês os conheçam profundamente. A assimetria de retorno (volatilidade) deles é muito alta, principalmente das criptomoedas, que apesar de eu gostar do racional por trás deles, ainda não se provaram no tempo, diferente dos metais preciosos. Para quem tem um perfil mais conservador e não tem estômago para lidar nem com o risco de mercado de ativos geradores de renda, talvez seja mais prudente molhar apenas a “ponta dos dedos dos pés na correnteza” para não correr o risco de morrer no meio do caminho!    


Abraços,

Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário