quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Você controla os seus gastos com “lembrancinhas”?

 


Olá pessoal,

 

  Vocês têm uma mínima noção de quanto gastam com “lembrancinhas” em um ano inteiro? Mesmo que na hora da compra você não considere um gasto relevante, essas pequenas despesas quando somadas em um ano se tornam um verdadeiro “furo” no seu orçamento. Para você ter uma noção, vamos colocar na ponta do lápis todas as possíveis lembrancinhas compradas por um chefe de família em um ano inteiro.

  No ano temos algumas datas especiais, como o dia das mães, o dia dos pais, aniversário da esposa, aniversário do filho e diversos aniversários de familiares próximos e amigos. Além disso, existem sempre aqueles eventos especiais que demandam lembrancinhas, como casamento, chá de panela, chá de fralda, confraternização de Natal (essa o 13º cobre né?) e por aí vai... Vamos estimar que o indivíduo compre 20 lembrancinhas por ano, em média. Também vamos estimar que cada lembrancinha custe R$ 150,00, em média. Já estamos falando de uma despesa total de R$ 3.000,00 por ano apenas com esse item de despesa. Supondo que esse indivíduo tenha uma renda anual de 100K, essa despesa “invisível” já representa 3% de todo o orçamento anual. Pode parecer pouco, mas quando você leva em consideração outras despesas mais relevantes, como moradia, alimentação, transporte e educação, você se dá conta que esses 3% é aquela pedra no sapato que te impede de fazer coisas prazerosas na sua vida, como viagens internacionais e festas de aniversário.      

  Uma dica valiosa para quem quer ter o controle desse tipo de despesa é somar os gastos do ano anterior e dividir essa soma por 12 meses, para que você fazer uma provisão mensal desse tipo de gasto. Com isso você saberá qual é o limite mensal para gastos dessa natureza. Lembrando que a soma dos gastos do ano anterior é apenas para você ter uma referência, cabendo a você estabelecer qual é o total a ser gasto com lembrancinhas no ano seguinte.

  Não é questão de ser ou não ser mão de vaca. É apenas questão de prioridade e controle. Esse tipo de descontrole pode emperrar todo um planejamento financeiro na medida em que ele diminui o volume de recursos a serem aportados na carteira de investimentos, podendo em alguns casos mais graves obrigar o indivíduo a tomar empréstimos, o que é pior. Cada moedinha de 1 real que você planta hoje será uma árvore enorme de cédulas de 100 reais no futuro. Lembrem-se que nós temos sonhos a serem realizados ao longo da vida e um compromisso financeiro com nós mesmos no futuro. Não se esqueçam disso, por favor.

 

 Abraços,

Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário