quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A nossa amada escola secular!


Olá pessoal,

 

  Hoje falarei sobre um assunto espinhoso que influencia muito no desenvolvimento de uma sociedade. No meu entendimento, a escola tradicional brasileira está defasada há décadas e precisa urgentemente se reinventar para preparar os nossos jovens para o futuro disruptivo que os aguarda.

   Vivemos em uma época de desenvolvimento científico e tecnológico muito avançado, onde muitas profissões estão se tornando obsoletas e muitas outras ainda estão por nascer (fonte). Com um cenário tão desafiador, a população economicamente ativa brasileira corre sérios riscos de ficar desempregada enquanto não desenvolver habilidades técnicas capazes de atender essa demanda crescente por IA (inteligência artificial). O suprimento dessa demanda passa justamente pelo ensino de qualidade das escolas.

  Mas qual é a realidade atual das escolas brasileiras? Muitas continuam ensinando da mesma forma, com a mesma grade curricular e com a mesma metodologia de décadas atrás. A grande verdade é que as nossas escolas foram formatadas pelo Estado para preparar futuros empregados de empresas privadas e empregados públicos, nada mais do que isso. Qual é a aplicação prática em biologia, química e física que muitos profissionais da área de humanas levam para o resto da vida? Qual é a aplicação prática em história e geografia que muitos profissionais da área da saúde e tecnológicas levam para o resto da vida? Acredito que apenas o básico do básico fica gravado na memória de cada um. Eu, particularmente, não me lembro de muito assunto específico das matérias de biologia, química e física, e é até difícil lembrar, pois não aplico no meu dia-a-dia.       

  Por que o Estado não revê essa grade curricular e insere matérias que irão promover o desenvolvimento de habilidades necessárias para o empreendedorismo? Por que não ensinam nas escolas matérias como educação financeira, noções de direito, noções de economia, inteligência emocional, raciocínio lógico, estratégias empresariais, marketing e propaganda, técnicas de vendas e tantas outras que possam estimular o jovem a criar um negócio no futuro? Sabem por que o Estado não promove essa mudança? Por que o que um Estado centralizador como o nosso mais tem medo é de uma população consciente da sua capacidade de ser protagonista da sua própria vida, de alcançar a liberdade financeira e a prosperidade, e de contribuir para uma sociedade mais justa. Um indivíduo bem preparado sabe perfeitamente que nenhum país se desenvolve sem produtividade, sem distribuição de oportunidades e sem acúmulo de conhecimento. Ele não acredita em demagogia de político. Ele não aceita sobreviver com a ajuda de migalhas oferecidas pelo Estado. Ele rejeita o status quo. Simples assim.

  Acredito que o futuro promissor do nosso país se dará pela modernização das nossas escolas. Essa é a alternativa que permitirá ao nosso país crescer organicamente. Do contrário, voltaremos a ter inflação e taxa de juros de 2 dígitos, desemprego em massa, desvalorização cambial pesada, fome e miséria.

     

Abraços,

Seja Independente 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário