sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Os investimentos NÃO devem tomar muito o seu tempo!


Olá pessoal,

 

  Muitos devem estar questionando agora: “Mas como assim não deve tomar muito o meu tempo”? “Não precisa gastar algumas horas para estudar e analisar os ativos?”. Calma, eu sei que é necessário fazer essas “tarefinhas de casa” e acompanhar a carteira periodicamente. Mas não é isso o que eu quero dizer. O que eu quero dizer é que você, como investidor, não pode permitir que os seus investimentos sejam o foco principal da sua vida, mas sim o seu trabalho.          

   Eu sei, eu sei. No início é difícil não focar nos investimentos, afinal eles são a ponte para a independência financeira tão sonhada por nós. Comigo foi assim também. Mas a verdade, meus amigos, é que o benefício material dos investimentos no início é muito baixo. E existe uma série de motivos para isso: 1º) os juros compostos ainda são pequenos; 2º) os rendimentos gerados pelos ativos ainda são muito pequenos (exceto se você aportar valores muito altos); 3º) os seus erros acontecerão mais no início, diminuindo a rentabilidade da carteira; 4º) eventos inesperados podem surgir e força-lo a se desfazer parcial ou totalmente da carteira nos primeiros anos, caso não tenha uma boa reserva. Os jovens subestimam muito a capacidade de produzir e aumentar os rendimentos enquanto ainda tem saúde. Lembrem-se sempre que o fator tempo e o fator aporte são os mais importantes para o crescimento do patrimônio.  

  Caso você tenha um perfil mais conservador, procure otimizar a sua carteira com os ETF’s (já falei deles em vários artigos) e os fundos de investimentos, mesmo que esses últimos sofram a incidência do come-cotas, que é a antecipação do recolhimento do imposto de renda sobre os rendimentos a cada seis meses (maio e novembro) (ler matéria). Procurem analisar a taxa de administração (quanto menor, melhor), o patrimônio líquido, o grau de risco e a reputação do administrador e do gestor do fundo. Ao iniciar a seleção de ativos individuais, é aconselhável que você peça ajuda a um profissional da área caso ainda não se sinta confortável para tomar decisões por conta própria.

  Se você não vive do mercado financeiro, não faz sentido gastar várias horas do dia tentando acertar na escolha dos ativos, pois o fator rentabilidade é o que está mais fora do nosso controle. Procure estudar o essencial e gastar alguns minutos do seu tempo periodicamente para analisar e monitorar ativos, sempre diversificando de acordo com a sua política de investimentos.    

 

Abraços,

Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário