terça-feira, 11 de agosto de 2020

A “debandada” no Ministério da Economia

 

Salim Mattar


Olá pessoal,

 

  Já estão sabendo da novidade? Os secretários Salim Mattar (fundador da Localiza) e Paulo Uebel pediram demissão do Ministério da Economia hoje (fonte). Conforme o que consta na matéria do Infomoney, nos bastidores essa “debandada” se dá em meio a insatisfações sobre a postura do governo federal em relação à reforma administrativa, deixada para 2021, e à agenda de privatizações.    

  Quem lê os meus artigos com frequência sabe que eu não gosto de adentrar em assuntos políticos nos meus artigos, mas eu gostaria de fazer algumas pontuações em relação a esse caso. Independente da posição política de cada um, o leitor há de concordar que o nosso presidente não tem a devida noção da importância de seguir a agenda liberal proposta pela equipe econômica, senão vejamos: a reforma administrativa será adiada por mais um ano, a agenda de privatizações anda a passos lentos, a reforma do pacto federativo está engavetada no Congresso desde o ano passado, a reforma tributária está começando a tramitar agora, etc. No início do governo eu acreditava que o presidente aproveitaria a popularidade em alta para passar a maior parte das reformas, nem precisando aprovar muitas, mas protocolando-as e fazendo-as avançar a passos largos. Mas não foi isso que se viu. E não adianta colocar toda a culpa nesse Congresso reformista que, apesar de todos os pesares, foi repaginado na última eleição com a entrada de “novas ideias” e que até considero como o menos ruim da nossa história recente.

  Política não deve ser o foco principal do investidor. Mas deve ser levado em consideração para analisar o contexto macroeconômico. Nem sempre é fácil ponderar o fator político na análise de investimento. Um hábito que me ajuda muito nesse quesito é a leitura de bons livros, bons artigos e notícias relacionadas à política e finanças. Quanto mais você ler, mais conhecimento você adquire para saber antecipar os seus movimentos no mundo dos investimentos. Os sinais nos são repassados pela imprensa todo dia e cabe a nós “linká-los” com o conhecimento adquirido nos livros e nos artigos. Pode haver erros no meio do processo? Sim, com toda certeza. Mas esses erros nos permitem enxergar o motivo de estarmos errando para que possamos fazer as devidas correções com “o carro andando”. Ou como muitos dizem, nos permitem aprender a aprender!       

 

 Abraços,

Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário