quarta-feira, 10 de março de 2021

Sabe declarar os investimentos na DIRPF?

 



Olá pessoal,

 

  Já declararam o imposto de renda 2020? Não? Pois saibam antes como declarar os seus investimentos no mercado financeiro na DIRPF para não ter problemas futuros. Além disso, é interessante ter um panorama geral dos seus investimentos para saber se o seu patrimônio está crescendo ou diminuindo a cada ano. Existem basicamente 2 tipos de informações referente aos seus investimentos a serem preenchidos na sua DIRPF:        

 

1)  Rendimentos de juros sobre capital próprio (na aba Tributação Exclusiva Definitiva) e dividendos (na aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis). Lembre-se que no Brasil os dividendos são isentos de imposto de renda. Essas informações podem ser coletadas nos informes de rendimentos enviados pelas fontes pagadoras;

 

 

2)  Valores totais de todos os ativos de renda variável e renda fixa encerrados em 31 de dezembro do ano passado (na aba Bens e Direitos). Lembre-se que no Brasil há incidência do imposto de renda sobre o ganho de capital apurado nas vendas de cotas de fundos imobiliários e ações de empresas listadas (isento até o limite mensal de R$20.000,00). Essas informações podem ser coletadas nos extratos das corretoras ou no Canal Eletrônico do Investidor – CEI, sítio eletrônico criado pela [B³] para ajudar os investidores.

 

 

  Caso tenha investimentos nos EUA, deve declarar os rendimentos em aba específica. Mas não se preocupe quanto ao imposto, pois os dividendos nos EUA são tributados na fonte em 30% e são compensados com sobras aqui no Brasil, pois o nosso país e os EUA possuem um acordo de cooperação internacional.

  Caso não deseje declarar os seus investimentos na DIRPF por achar muito trabalhoso, tudo bem. Mas lembre-se que caso seja apurado qualquer ganho tributável nas operações de renda variável, você deve estar preparado para calcular e recolher o imposto de renda dentro do prazo e declarar corretamente na DIRPF no ano subsequente. Não dê mancada com a Receita Federal, pois a multa e os juros são altos.        

  Se você deseja aprender a declarar os seus investimentos na DIRPF, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como. Eu posso te ajudar.                   

 

Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário