sábado, 6 de junho de 2020

A previdência social não vai garantir a sua aposentadoria!


Olá pessoal,

  Calma! Não fiquem tão preocupados! A minha intenção aqui não é fazer terrorismo em relação à Previdência Social. Mas conforme já expliquei em vários artigos sobre esse assunto (admito que é o meu assunto preferido), não é prudente contar exclusivamente com o nosso sistema previdenciário para a sua aposentadoria. No último artigo publicado (ver aqui), eu procurei desmistificar o mito de que a Previdência Social é e sempre será sustentável e suficiente para a aposentadoria, e hoje eu irei falar sobre outros fatores que corroboram a minha tese de que ela não é sustentável, particularmente no caso do Brasil. 
  Como muitos sabem, a taxa de desemprego no nosso país continua muito alta e ainda não temos expectativas de reverter esse quadro tão cedo. Com isso, a quantidade de trabalhadores informais que já é de quase 40% (ver aqui), tende a aumentar sensivelmente. O grande problema é que esses trabalhadores informais geralmente não contribuem para a Previdência Social. Já para os empregados celetistas é mais fácil contribuir, pois eles contribuem juntamente com os seus empregadores para a Previdência Social. Diante desse quadro, o sistema previdenciário terá frustrações de arrecadação, porém terá gastos sempre crescentes, haja vista a taxa de natalidade ter diminuído no Brasil nas últimas décadas e a população idosa continuar aumentando.
  Para piorar a situação, vemos também que a taxa de desemprego entre os mais jovens é a mais alta dentre todas as faixas etárias analisadas (ver gráfico abaixo). Isso é muito ruim para as futuras arrecadações previdenciárias, pois é justamente nessa fase que o indivíduo tem mais saúde e disposição para produzir e gerar riqueza, para ele e para as pessoas. Conforme já expliquei várias vezes nos artigos publicados neste blog, a nossa rede pública de ensino é vergonhosamente deficitária e não prepara os nossos jovens para o mercado de trabalho.


  Com esses prognósticos desalentadores, nos resta como alternativa fazer diversas reformas previdenciárias nas próximas décadas, assim como foi feito em 2019, para que o sistema não colapse e não aumente os rombos fiscais dos governos. Falta vontade política para enxergar o verdadeiro problema do nosso sistema previdenciário, que é investir no futuro (os nossos jovens) e não no passado (gerações passadas).
  Agora eu pergunto a você, meu caro leitor: você vai continuar confiando a sua aposentadoria à Previdência Social? Sugiro que repense um pouco e procure uma alternativa para garantir o seu sustento na velhice com o mínimo de dignidade. Os investimentos no mercado financeiro são uma ótima alternativa para tal fim, independente de qual forma seja (por meio de assessoria ou por conta própria). E aí, vai ficar de braços cruzados e chorar as pitangas no futuro? Ou vai encarar a realidade de frente?
  Seguem abaixo alguns livros sobre o tema:

  






Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário