quarta-feira, 8 de junho de 2022

O lado oculto da liberdade financeira!

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre algo que a maioria esmagadora das pessoas que tem liberdade financeira não percebe: a necessidade de alcançar a independência financeira. Você pode estar se perguntando agora: “Mas não é a mesma coisa?”. E eu te respondo: não, não é a mesma coisa! Vou explicar neste artigo a diferença entre ambos e o motivo pelo qual você deve alcançar a independência financeira antes de alcançar a liberdade financeira.       

   Primeiramente, precisamos definir o que é liberdade financeira. Liberdade financeira é a situação onde o indivíduo possui uma renda suficiente para manter o padrão de vida que ele sempre desejou. Com essa renda ele pode adquirir a casa que ele quer, o carro que ele quer, ir aos restaurantes que ele quer, viajar para os lugares que ele quer, etc. Mas, caso esse indivíduo nunca tenha poupado e investido um único centavo sequer para formar um patrimônio no futuro, ele pode perder a liberdade financeira dele num piscar de olhos, bastando para isso a perda da fonte ou das fontes de renda dele que proporcionam tal liberdade. Isso pode ocorrer em casos de desemprego, falência de negócio e doença. A partir daí ele dependerá de terceiros para poder sobreviver, mesmo que temporariamente.              

   Agora imagine que esse mesmo indivíduo tenha formado um patrimônio ao longo dos anos e que gere uma renda suficiente para manter o padrão de vida dele sem a necessidade de trabalhar. Quando isso ocorre, dizemos que o indivíduo alcançou a independência financeira. Pode-se dizer que a verdadeira “liberdade financeira” é a independência financeira, na medida em que esta última proporciona ao indivíduo: 1) liberdade geográfica, ou seja, ele pode estar no lugar que quer e na hora que quer; 2) liberdade temporal, ou seja, o indivíduo é quem controla o seu tempo, podendo fazer o que quer e na hora que quer; e 3) liberdade de escolha, ou seja, o indivíduo trabalha por opção e no que ele mais gosta de fazer, e não mais por necessidade.   

    Por esse motivo que eu sempre recomendo alcançar a independência financeira antes de alcançar a liberdade financeira. A maior tranquilidade que você pode ter na vida é não depender mais financeiramente de terceiros. Após adquirir essa tranquilidade, você passará a ter mais paz, saúde e felicidade na sua vida!

 

  Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário